Segundo o CEO da empresa, Chris Torto, o prédio com 5 mil metros quadrados de área, terá espaço para abrigar 900 racks de equipamentos em um espaço com alta densidade de energia. “Vamos construir uma subestação de energia, para ter 20 MVA de potência disponíveis, com uma densidade de 10 KW por rack – uma das mais altas do país”, contou.
O Data Center oferecerá três modalidades de serviços em cloud computing, colocation e hosting gerenciado. “A demanda do mercado por esses serviços vem aumentando significativamente no país e estamos nos preparando para atendê-la. O primeiro passo para isso foi a ampliação da unidade de Campinas”, disse ele.
Um dos destaques do data center será o sistema no-break, que deverá assegurar alta disponibilidade e a segurança da operação. “Um moderno e eficiente sistema de UPS rotativas vai garantir energia ininterrupta no caso de falha no fornecimento por parte da concessionária de energia elétrica. Além de maior eficiência e segurança na operação, esse sistema dispensa o uso de baterias de chumbo-ácido, que são um dos principais poluidores do meio ambiente em todo o mundo”, afirmou Felipe Caballero, diretor de Infraestrutura de Data Center da Ascenty.
De acordo com os representantes da empresa, a nova unidade foi concebida para receber energia de alta tensão (138 KV) – que, com a subestação de transformação a ser construída, tornará disponível a potência de 20 MVA. Seu ambiente de TI contará com um sistema de distribuição elétrica redundante, em termos de componentes, racks de servidores e elementos de rede.
O sistema de refrigeração será constituído de chillers água-ar de alta capacidade e eficiência, oferecendo uma disponibilidade de 3.600 toneladas de refrigeração de água gelada. Todo o prédio será equipado com sistemas de detecção e combate a incêndio, por meio de gases inertes, que permitem controlar o fogo sem colocar em risco pessoas e equipamentos. Os sistemas de segurança permitirão controle total do acesso, usando biometria e monitoramento de todos os ambientes do edifício, por meio de câmeras IP de alta definição. “O projeto segue as recomendações internacionais do Uptime Institute para a Certificação Tier III, que já foi concedida ao nosso data center de Campinas”, garantiu Caballero.
O data center de Hortolândia funcionará conectado ao de Campinas por intermédio da rede de fibras ópticas da própria Ascenty – que também vai interligá-lo aos principais data centers do país.
Em outubro de 2012, a Ascenty inaugurou o seu primeiro data center no Brasil, em Campinas. A empresa iniciou a construção de um terceiro módulo (data hall), de 800 metros quadrados, que terá capacidade para receber mais 300 racks de equipamentos na cidade. O investimento é da ordem de R$ 30 milhões e a entrega está prevista para junho.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!