Hortolândia receberá uma estação meteorológica, por meio de um convênio com o IAC (Instituto Agroeconômico). A assinatura acontece na terça-feira (03/12), na avenida Barão de Itapura, 1481, Campinas, na sede do IAC, às 14h. Incluindo Hortolândia, mais sete cidades receberão a estação. A instalação foi anunciada nesta terça-feira (26), em Santa Barbará d'Oeste, no encontro do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas). Os 19 prefeitos discutiram ações estratégicas nas áreas de segurança e mobilidade urbana. A vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe representou o prefeito Antonio Meira, que cumpre agenda em Brasília.
Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Iluide Carboneiro, a estação metereológica contribuirá com os programas preventivos realizados pela Defesa Civil.” A previsão de instalação é para o primeiro semestre de 2014. Indicamos a área atrás da sede da Defesa Civil, localizada no Parque Santo André”, adinatou Carboneiro.
A reunião também apresentou um balanço da implantação do videomonitoramento nas cidades que compõem a região. O objetivo é instalar câmaras nas cidades para a atuação integrada na segurança pública, uma parceria entre as Guardas Civis Municipais e a Polícia Militar. Em Hortolândia, a Prefeitura providencia a aquisição de 27 câmeras inteligentes nos acessos à cidade, além de atuar para a expansão do cabeamento de fibra óptica que permitirá a instalação dos futuros equipamentos em toda a cidade.
Os prefeitos também assistiram a apresentação sobre o reforço das ações preventivas no combate à dengue, Conferência das Comissões Municipais de Emprego, planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, além das maneiras de elaboração da Rede Metropolitana Geo-Referência para subsidiar os Planos Municipais de Mobilidade Urbana.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, comentou durante a reunião, sobre a preocupação e ações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia com a mobilidade urbana. “Nós estamos realizando um planejamento para a construção de novos empreendimentos e condomínios residenciais na cidade. Pois, com o crescimento arrojado da cidade é necessário analisar os quatro cantos do muncípio e estabelecer um plano viário, para que o município comporte os veículos, e tenha um transporte coletivo eficiente”, disse.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!