Hortolândia recebe IPT para mapear áreas com risco de inundação

Com apoio da Prefeitura, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas  percorreram sete bairros do município 

Saiba mais

Hortolândia recebeu, nesta quarta (21/03) e quinta-feira (22/03), profissionais técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), órgão do governo estadual, que vieram mapear áreas sujeitas a deslizamentos e inundações causadas por chuva. A ação contou com apoio da Prefeitura.

Saiba mais

Acompanhados por agentes da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança, os técnicos estiveram nos bairros Orestes Ôngaro, Jardim Boa Esperança, Centro, Jardim Residencial Firenze, Parque Gabriel, Jardim São Sebastião e Jardim Rosolen. O trabalho foi realizado com um drone. O mapeamento serve para a elaboração da chamada carta geotécnica de suscetibilidade a movimentos gravitacionais e de inundação. 

Saiba mais

De acordo com o órgão estadual, a carta deverá ser concluída em novembro deste ano e entregue ao munícipio. O objetivo é que sirva como ferramenta para orientar e auxiliar a Administração em ações de prevenção a desastres naturais e de planejamento urbano, como o Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo. 

Saiba mais

O secretário de Segurança, Luís Leite de Camargo, salienta que o mapeamento ajudará a integrar as ações preventivas do município com as do Estado. Dentre as ações preventivas em realização pelo município, o secretário destaca o mapeamento de áreas sujeitas a deslizamentos de terra executado pela Defesa Civil. 

Saiba mais

O trabalho de mapeamento das cartas geotécnicas começou em 2017 e deverá ser concluído em 2020. Além de Hortolândia, foram selecionados para o mapeamento 112 municípios paulistas.

Saiba mais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia