A cidade de Hortolândia dá mais um passo importante rumo à mobilidade sustentável. Nesta quinta-feira (25/09), a Prefeitura assina contratos com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a operação da frota de ônibus elétricos do transporte coletivo municipal. A cerimônia será realizada às 10h, no Salão Nobre do Palácio dos Migrantes – Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, no Jardim Metropolitan, e contará com a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia.
A escolha da Estação de Transferência Pinheiros para o anúncio não foi por acaso. O espaço passará por obras de adaptação para se tornar o primeiro eletroterminal da cidade, recebendo inicialmente oito carregadores para abastecimento das baterias dos veículos.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o investimento será de aproximadamente R$ 30 milhões, recurso repassado pelo governo federal com previsão de liberação para o início de 2026, quando também deve começar a licitação das obras. Há ainda possibilidade de expansão para 12 carregadores, acompanhando a futura ampliação da frota.
O eletroterminal contará com uma reforma geral, incluindo:
A Prefeitura já adquiriu oito ônibus elétricos, apresentados no 92º Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, realizado em abril. A entrega dos veículos está prevista para 2026.
Os novos ônibus oferecem tecnologia e conforto aos passageiros, com:
Além de conforto, os veículos são ecologicamente corretos, não emitem CO₂ e contribuem para a redução da poluição na cidade.
O projeto integra o Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC), anunciado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes em 2023, e coloca Hortolândia em destaque no cenário nacional ao investir em transporte público sustentável, moderno e acessível.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!