A partir do próximo ano, Hortolândia contará com o que há de mais avançado em tecnologia de transmissão de dados. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, desenvolve projeto para ampliação da rede de fibra ótica em mais 60 quilômetros, totalizando 70 quilômetros de cabeamento. Os benefícios desta ampliação são inúmeros, tanto para a comunidade, quanto para os serviços públicos. Mas a principal vantagem será o início da operação de videomonitoramento com transmissão de imagens em tempo real.
Por meio de sinal de wi-fi, câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade vão captar imagens do movimento das ruas e transmiti-las a uma central de gerenciamento, na Secretaria de Segurança Pública. “Qualquer problema de segurança detectado pelas câmeras poderá ser checado por uma patrulha da guarda municipal imediatamente”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Borges.
“A instalação e funcionamento da rede de fibra ótica é fundamental para a implantação do sistema de videomonitoramento no município. A rede é um ótimo mecanismo de comunicação, com transmissão de imagens em tempo real. Vamos monitorar todas as áreas da cidade, como entradas e saídas, além de praças e avenidas. Isso, sem duvida, trará mais segurança ao munícipe”, comentou Borges.
Atualmente, existem oito equipamentos de imagens em pontos estratégicos da cidade. No entanto, as imagens captadas não chegam em tempo real à central de monitoramento. Com isso, elas servem apenas para apuração posterior de ocorrência, e não para controle da situação imediata. “Além disso, com a fibra ótica, a qualidade da imagem será muito superior, possibilitando a identificação de veículos e pessoas facilmente”, explicou o secretário de Segurança. A proposta da Prefeitura, que ainda está em fase de projeto, é que a ampliação da rede de fibra ótica permita a instalação de postes com câmeras e sinal de wi-fi em escolas, postos de saúde, prédios públicos, praças e parques.
Outros benefícios da rede de fibra ótica é a oferta de internet gratuita para toda a cidade pelos pontos de wi-fi. “Preparamos a cidade para o futuro. Hoje, esta tecnologia é o que há de melhor. Vamos conseguir atingir positivamente todas as pessoas, além de melhorar atendimento à população. Será um benefício em todos os aspectos”, avalia a secretária de Governo e vice-prefeita Renata Belufe.
“Toda a cidade contará com esta rede de monitoramento por imagem. Em qualquer ponto será possível à Guarda Municipal monitorar a segurança. Já a população poderá captar o sinal e acessar a internet gratuitamente de celulares, notebooks, tablets e computadores pessoais”, exemplifica Renata. A meta da Prefeitura e que no inicio do próximo ano, o sinal de internet seja transmitido pela rede de fibra ótica ampliada. “Atualmente, temos cinco pontos de transmissão, com 10 quilômetros de fibra ótica. Com mais 60 quilômetros, será possível oferecer o serviço na cidade toda”, afirmou.
O projeto, que está em fase prévia à licitação, será viabilizado no segundo semestre, quando inicia a instalação dos cabos de fibra ótica. Em seguida, ainda neste ano, serão implantados postes com câmeras e rádios sem fio em dezenas de pontos do município, para a transmissão do sinal de internet por meio de wi-fi. Para isso, são investidos R$ 3,800 milhões no fornecimento e aquisição da fibra ótica, por meio de repasses do governo federal. Deste montante, R$ 800 mil é investimento do município.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!