Grupo de idosos participará da 3ª Corrida e Caminhada da Igualdade no domingo (20/03)

Grupo é formado por 35 frequentadores do CCMI Remanso Campineiro e CRAS Jardim Rosolen

Saiba mais

O público da Melhor Idade também se mobiliza para a 3ª Corrida e Caminhada da Igualdade, que acontece neste domingo (20/03) em Hortolândia. Prova disso é um grupo de 35 idosos, formado por frequentadores do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro e do CRAS Jardim Rosolen (Centro de Referência de Assistência Social), ambos órgãos vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura.

Saiba mais

Para fazer bonito na caminhada, o grupo se prepara com afinco, se exercitando e praticando atividades como ginástica, vôlei, hidroginástica, natação e lian gong (ginástica terapêutica chinesa que trabalha alongamento, respiração e postura), oferecidas pelo CCMI Remanso Campineiro e CRAS Jardim Rosolen. “O objetivo é proporcionar mais uma atividade que mostre a importância de cuidar da saúde e melhore a qualidade de vida deles”, explica a gerente de divisão da Melhor Idade, Fernanda Fadiga, acrescentando que o CCMI Remanso Campineiro leva idosos para participar da Corrida e Caminhada da Igualdade desde a primeira edição.

Saiba mais

As mulheres predominam no grupo: são 30 e apenas 5 homens. De acordo com Fernanda, pelo fato de, tradicionalmente, as mulheres se preocuparem mais com saúde e bem-estar, elas são maioria no grupo que irá ao evento. “As mulheres procuram as atividades por iniciativa própria. Já os homens, quando vão, ficam tímidos no início ao verem que a participação é maior de mulheres, e por ter aquele pensamento que ‘homem não precisa fazer exercício’”, observa.

Saiba mais

Saúde e energia

Saiba mais

O resultado de praticar várias atividades físicas é que o grupo de idosos esbanja saúde e energia de dar inveja aos jovens, como mostram o casal Camilo Luiz Spigolon, de 73 anos, e Maria Rosa de Moura Spigolon, de 70 anos, e Maria Elizabeth Ferreira de Souza, de 70 anos.

Saiba mais

Camilo e Maria Rosa vão juntos à Corrida e Caminhada da Igualdade pela primeira vez. Seu Camilo conta que durante 20 anos participou de várias corridas. Chegou inclusive a correr em edições da São Silvestre, quando o evento era à meia-noite. Mas, recentemente, devido a um problema de saúde, teve que parar. Com apoio da família, voltou a praticar exercícios físicos. “Faço caminhadas perto de onde moro toda tarde. Ando uma hora, faça chuva, faça sol”, diz.

Saiba mais

Quando vai ao CCMI Remanso Campineiro, seu Camilo conta com a companhia da esposa. “Há um ano que frequentamos o CCMI. Participamos de várias atividades”, conta dona Maria Rosa. Por sua vez, Maria Elizabeth já participou das outras edições do evento, e relata que é uma experiência gratificante. Ela não vê a hora do domingo chegar. “Sou agitada. Vou caminhar pra valer”, diz enfática.

Saiba mais

Idosos que estiverem interessados em participar das atividades do CCMI, basta ir à unidade do Remanso Campineiro (rua Euclides Pires de Assis, 200) ou do Jardim Amanda (rua Washington Luís, 977, Jardim Amanda II) e fazer o cadastro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. São necessários RG, CPF, comprovante de residência, 2 fotos 3X4 e atestado médico que comprove estar apto para atividades físicas. Atualmente, as duas unidades do CCMI têm mais de 600 pessoas cadastradas.

Saiba mais

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia