Minas Gerais está prestes a vivenciar uma transformação histórica em sua infraestrutura rodoviária. O governo estadual anunciou que, até 2025, cerca de 3 mil quilômetros de estradas serão entregues à iniciativa privada, por meio de concessões que prometem atrair investimentos bilionários e melhorar a mobilidade no estado.
As concessões rodoviárias transferem a gestão de trechos específicos para empresas privadas, que assumem a responsabilidade pela manutenção, melhorias e operação das vias. Em contrapartida, essas empresas podem cobrar tarifas de pedágio, sob regras estabelecidas em contrato.
Atualmente, Minas Gerais possui 2.350 km de rodovias privatizadas, com investimentos que já somam R$ 17 bilhões. Estradas importantes como a MG-050, BR-135, e o Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte estão entre os trechos sob administração privada.
Em 2025, o governo leiloará cinco novos lotes de rodovias, adicionando cerca de 3 mil km à malha concedida. Entre os destaques estão:
Essas concessões devem atrair mais de R$ 19 bilhões em investimentos, superando os valores já aplicados nas rodovias privatizadas.
As privatizações trazem benefícios como a modernização das estradas, maior segurança e serviços de emergência, como guinchos e atendimento médico. Contudo, o tema ainda gera debates:
Com a ampliação da malha privatizada, Minas Gerais se prepara para uma nova era de investimentos e desafios na infraestrutura rodoviária. Será que a administração privada conseguirá atender às demandas do estado, garantindo eficiência e tarifas justas?
Enquanto o debate segue, os mineiros aguardam os próximos passos desse projeto ambicioso, que promete mudar a forma como o estado se conecta e se desenvolve.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!