A população de Hortolândia deve enfrentar uma semana marcada por grande variação de temperatura, frio nas madrugadas e mudança nas condições climáticas a partir da segunda metade da semana. Hoje (08), apesar do frio nas primeiras horas do dia, as tardes continuam mais agradáveis, com máximas variando entre 24°C e 25°C até quarta-feira (10). O tempo permanece estável nesse período, com predomínio de sol entre muitas nuvens e sem previsão significativa de chuva.
O destaque da semana é justamente a amplitude térmica, fenômeno que ocorre quando há grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima do dia.
Além do frio, a umidade relativa do ar segue elevada, próxima dos 90% e 99% em vários dias da semana, favorecendo a formação de nevoeiro durante as madrugadas e manhãs.
A previsão indica uma virada nas condições climáticas a partir de quinta-feira (11). O avanço de áreas de instabilidade deve provocar chuva ao longo do dia, acompanhada de trovoadas.
Para quinta-feira, são esperados cerca de 17,3 milímetros de chuva, com probabilidade de precipitação de 84%. As temperaturas também caem, ficando entre 16°C e 18°C.
Na sexta-feira (12), o tempo continua instável. A previsão aponta 12,4 milímetros de chuva, com chance de precipitação de 95%. O dia deve começar com chuva forte pela manhã, seguida por pancadas ao longo da tarde antes da melhora gradual das condições climáticas.
Após a passagem da instabilidade, o sábado (13) volta a apresentar predomínio de nuvens, mas sem previsão relevante de chuva. As temperaturas ficam entre 16°C e 24°C.
No domingo (14), o calor ganha força novamente, com máxima prevista de 29°C. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva à noite, mas o dia deve ser marcado por períodos de sol e aumento de nuvens.
Especialistas recomendam atenção especial com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias durante períodos de queda acentuada de temperatura. A previsão também aponta índice alto para ocorrência de gripes e resfriados ao longo da semana.
Outro fator que merece atenção é o índice ultravioleta (UV), classificado como muito alto mesmo em dias com maior presença de nuvens. O uso de protetor solar continua recomendado para atividades ao ar livre.
| Dia | Mínima | Máxima | Condição |
|---|---|---|---|
| Segunda (08) | 6°C | 24°C | Sol entre muitas nuvens |
| Terça (09) | 9°C | 25°C | Muitas nuvens |
| Quarta (10) | 12°C | 25°C | Muitas nuvens |
| Quinta (11) | 16°C | 18°C | Chuva e trovoadas |
| Sexta (12) | 15°C | 20°C | Chuva forte e trovoadas |
| Sábado (13) | 16°C | 24°C | Muitas nuvens |
| Domingo (14) | 17°C | 29°C | Sol e pancadas isoladas |
Fonte: Climatempo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!