Hortolândia enfrentou ontem (22) o dia mais quente do ano, com os termômetros atingindo 34°C às 16h, segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). No entanto, o calor extremo deve começar a ceder com a chegada de uma frente fria, que promete elevar a umidade e trazer chuvas volumosas e tempestades em todo o interior paulista.
De acordo com o Climatempo, o calor recorde foi causado pela combinação de calor pré-frontal – fenômeno que ocorre antes da chegada de frentes frias –, pouca nebulosidade e ausência de ventos polares, intensificando a radiação solar.
A partir de hoje (23), a frente fria em alto-mar começará a impactar o estado de São Paulo, aumentando a umidade e favorecendo pancadas de chuva fortes. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestades válido até as 10h desta quinta-feira para todo o estado.
Em Hortolândia, a previsão é de chuva acumulada em torno de 25 milímetros, com pancadas intensas à tarde.
As temperaturas devem variar entre 21°C e 31°C. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), os principais riscos incluem raios, chuvas volumosas e localizadas, além de possibilidade de vendavais e granizo isolado.
Embora o calor continue nos próximos dias, o aumento da umidade proporcionado pelas chuvas trará um gradual alívio do desconforto causado pelo tempo seco. As pancadas de chuva se intensificarão até o fim de semana, trazendo refresco para a região.
Com a mudança no clima, a expectativa é de mais conforto e melhora na qualidade do ar para os moradores da cidade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!