A cultuada exposição “Viva São Benedito: Congadas” está chegando em Sumaré. O trabalho é composto por 12 fotos coloridas registradas pelo fotógrafo José Antônio Teixeira. As imagens retratam a congada, tradicional comemoração religiosa brasileira. A mostra estará aberta à visitação gratuita de 15 de agosto a 14 de setembro, no SESI Sumaré, das 16h às 21h durante a semana e das 8h às 17h aos fins de semana. A entrada é franca.
A congada une fé, paixão, festa e dança, sempre em louvor a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, reunindo milhares de pessoas de diferentes partes do Brasil. Com o objetivo de cultivar e difundir essa tradição popular, o fotógrafo paulista registrou momentos marcantes dessa festa de cores e devoção.
As vestimentas luxuosas fazem uma referência ao fato de que, antes da Abolição da escravatura, os senhores de escravos os vestiam, em pagamento a promessas ou por ostentação, com roupas de seda e joias. Essas e outras curiosidades integram a mostra, que celebra uma das mais tradicionais manifestações culturais do país.
Sobre o fotógrafo
Natural de Lins, José Antônio Teixeira mora na capital paulista desde 1980. Além de realizar pesquisas como autodidata, aperfeiçoou-se como fotógrafo por meio de cursos e oficinas sobre a história da fotografia e técnicas de paisagens e de retrato. Já realizou exposições com fotos da Bolívia, do Peru, da Argentina e de Cuba. Ao pesquisar as religiões e o folclore, percorreu inúmeras cidades nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, registrando as congadas.
O SESI Sumaré fica localizado na Rua Amazonas, 99, no Jardim Nova Veneza.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!