Nova central de exames fica no prédio do antigo Centro de Saúde da Vila Real, próximo á linha férrea
Pacientes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programas de Saúde da Família) que precisarem de exames de radiologia, como raio-x, ultrasson, ecodoppler e outros, contam com um novo endereço para a realização dos procedimentos. O antigo prédio do Centro de Saúde da Vila real, localizado na avenida São Francisco de Assis, abrigará a central de radiologia, criada pela Prefeitura de Hortolândia. Com isso, os pedidos de exames devem ser apresentados pelo paciente no novo endereço. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Tanto o agendamento do exame quanto a consulta serão realizados no novo local. De acordo com o diretor em assistência da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Rodrigo Freire, o antigo centro de saúde é um local de referência, por isso, a maioria dos pacientes não terá dificuldades com a mudança de endereço.
Ele ressalta que todos os agendamentos devem ser realizados com o pedido de exame, previamente autorizado na unidade de saúde onde ele foi emitido. “Quando um paciente recebe a indicação de exame de radiologia, o pedido assinado pelo médico passa por uma avaliação na unidade de saúde, que entrega ao paciente uma autorização. Este pedido autorizado deve ser levado à central de exames, para que o atendente agende a data”, explicou Freire. A meta da Prefeitura é que todos os exames sejam realizados em, no máximo, 30 dias após o agendamento.
A troca da empresa responsável pelo serviço de diagnóstico em imagem em Hortolândia aconteceu no início desta semana. A nova operadora trará mais qualidade na imagem de diagnóstico, acelerando o início do tratamento. Isso será possível por meio de tecnologia digital, onde os exames poderão ser visualizados pelo médico na tela do computador, durante a consulta. Além disso, os pacientes terão um histórico de exames disponível para uma futura comparação com resultados anteriores. “Outro diferencial são os laudos de ultrasson, que são impressos na hora, sem a necessidade do paciente retornar numa nova data para buscar a documentação com a análise médica”, destacou o diretor em assistência.
A empresa que assumirá os serviços de radiologia também oferecerá mais exames diferenciados, como ecodoppler (avaliação do fluxo sanguíneo), raio-x contrastado (análise do aparelho digestivo) e ecocardiograma (acompanhamento do funcionamento cardíaco). O investimento no serviço, que contempla ainda serviços de raio-x em outras três unidades de saúde, além de raio-x e ultrasson no Hospital Municipal, será de R$ 280 mil por mês.
Novo contrato
A gestão do novo contrato com a prestadora de serviços “SPX Diagnósticos por Imagem” está sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência. “Vamos garantir mais qualidade aos usuários da rede básica de saúde e de emergência, com profissionais treinados e equipamentos digitais”, destacou a secretária de Saúde – Urgência e Emergência, Paula Nista.
Além do atendimento de exames por agendamento, o contrato prevê que o Hospital Municipal tenha raio-x 24 horas por dia e ultrasson por um período de 12 horas. Já a UBS do Jardim Amanda contará com funcionamento do raio-x por 24 horas, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia. Na região do Rosolen, onde não havia ponto de realização do exame, a nova UPA que será inaugurada em breve terá o serviço 24 horas por dia.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!