Os três primeiros meses em um novo emprego são fundamentais para o funcionário efetivar sua contratação
Os primeiros meses de uma pessoa em uma nova empresa são primordiais para o sucesso profissional de um funcionário dentro do espaço recém-adquirido no mercado de trabalho.
A conquista de uma oportunidade de trabalho, ou a mudança para um novo emprego, é algo que gera expectativa, ansiedade e euforia na pessoa recém-contratada. Afinal, um bom desempenho pode oferecer estabilidade e chance de crescimento. Por outro lado, erros podem custar a vaga.
Dessa forma, durante os três primeiros meses, chamados de período de experiência, o novo contratado precisa redobrar os cuidados para que suas atitudes não comprometam seu desempenho.
“Nesses três meses, o funcionário é muito observado: suas atitudes, a relação que tem com o trabalho, a maneira de se comportar... Tudo isso está sendo avaliado nesse momento”, afirma a analista do departamento de Recursos Humanos de uma empresa de Ribeirão Preto, Carla Caetano.
Vai errar
E Carla avisa: sim, você vai falhar. No começo, erros são corriqueiros e até aceitáveis pelos empregadores.Contudo, existem infrações que você não pode se dar ao luxo de cometer. Uma delas é a tentativa de “criar um personagem” em torno da própria imagem só para agradar os superiores ou colegas de trabalho.
Para Carla Caetano, uma atitude como essa pode trazer sérias consequências ao novo funcionário. “A falta de autenticidade pode causar muitos efeitos negativos para o funcionário. É importante defender seu ponto de vista, desde que tenha argumentos pautados em conhecimentos teóricos e empíricos – isso o torna único na organização. Hoje as empresas buscam profissionais que questionem e agreguem valores”, explica.
Vida de estagiário
O período de estágio também gera muita pressão no funcionário – no caso, o estudante. Em busca de uma possível efetivação no trabalho, muitas vezes, o jovem, assim como os mais experientes, acaba cometendo vários erros.
Estudante do terceiro ano de pedagogia e estagiária em uma escola particular de Ribeirão Preto, Sara Aparecida Bianchi, 21 anos, conta que manter o foco no objetivo é fundamental – e ressalta que os acertos superaram os erros nessa fase do trabalho.
“Um dos meus pontos positivos foi ser humilde e sempre perguntar sobre aquilo que eu não tinha certeza”, ensina.
Fonte: Viaeptv
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!