O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta de segurança mundial recomendando que cidadãos norte-americanos no exterior redobrem a cautela diante da atual escalada de tensão no Oriente Médio. A medida ocorre após a intensificação do conflito entre Israel e Irã, que já provocou o fechamento temporário do espaço aéreo em diversas regiões e interrupções em voos internacionais.
O comunicado está disponível no site oficial do Departamento de Estado e também pode ser consultado nos portais das embaixadas e consulados norte-americanos ao redor do mundo.
“Há potencial para manifestações contra cidadãos e interesses americanos no exterior. O Departamento de Estado recomenda que cidadãos norte-americanos em todo o mundo tenham mais cautela”, afirma o alerta oficial.
O comunicado não faz referência direta aos ataques aéreos conduzidos pelos Estados Unidos no último sábado (21), que atingiram três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. A ofensiva foi anunciada pelo presidente Donald Trump após uma série de ataques realizados por Israel, iniciado no dia 13 de junho, contra instalações militares iranianas, sob justificativa de conter o avanço do programa nuclear do país persa.
Em resposta à crescente tensão, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realiza nesta segunda-feira (23) uma reunião de emergência para discutir os impactos dos bombardeios. A sessão foi convocada no domingo (22).
No mesmo dia, durante a terceira reunião do Conselho de Segurança da ONU desde o início da crise, o secretário-geral António Guterres alertou para os riscos de uma “mudança perigosa” na já instável região do Oriente Médio.
O Departamento de Estado também orienta os cidadãos norte-americanos a consultarem o Aviso de Viagem, que traz:
fonte ebc
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!