Referência em seu trabalho de transformação social por meio do teatro de rua há 22 anos, o Coletivo Circo No Beco está de volta à cena com “Os Tolos”, espetáculo livremente adaptado a partir do texto “Os Cegos”, do dramaturgo belga Michel Ghelderode (1898-1962). A montagem estreia dia 17 de agosto, às 16h, em Campinas (SP), na Sala dos Toninhos – Estação Cultura (R. Franciso Teodoro, 1050 – Vila Industrial), dando início a uma itinerância com 10 apresentações gratuitas em oito cidades do estado de São Paulo.
A adaptação é assinada pela diretora artística Gabi Winter e por André Schulle – que também está no elenco, ao lado dos atores Julia Bertollini, Luiz Felipe Choco e MariadaGloria. O cenário é de Jr. Eliseu, com figurinos de Marian Hernandes, trilha sonora de Danilo Rodrigues e Danielle Siqueira e adereços de Lúcio Maia, também coordenador geral do projeto.
A cegueira da alma é o mote da encenação, que preserva a estrutura dramatúrgica e a moral da história do original, escrito em 1933, mas ainda atual ao se utilizar da metáfora para retratar a condição humana em relação à falta de percepção e discernimento diante dos desafios e realidades da vida.
Para acentuar a relação do texto com o presente, o coletivo utiliza também elementos contemporâneos, especialmente voltados para o público adolescente. Assim, temas como as redes sociais, os web gurus, a busca pela fama, a falta de informação e o compartilhamento de conteúdo muitas vezes irrelevante, apenas pela necessidade em mostrar algo, entre outros, surgem durante a narrativa.
Por se tratar de um espetáculo de rua e que reúne artistas de um coletivo circense, “Os Tolos” também faz uso de recursos como malabares, acrobacias e, principalmente, a palhaçaria como linguagem expressiva, além de dialogar com a cultura do funk e do hip-hop. Após a estreia em Campinas, a montagem passará também por Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Mongaguá, Mogi das Cruzes, Ubatuba e Valinhos.
O projeto é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal
Sinopse
Três personagens, totalmente deslocados da realidade, partem em busca de uma terra prometida: Cidade Utópica, a cidade onde tudo é possível. No caminho se perdem e encontram Lamparina, que vive na realidade e lhes indica que estão em busca de nada, de uma cidade que sequer existe e, portanto, deviam ir atrás de algo realmente importante e verdadeiro. Mas o grupo não lhe dá crédito e parte em direção ao desconhecido.
Sobre o Circo no Beco
Há 22 anos, o Coletivo Circo no Beco constrói sua trajetória nas ruas e becos de São Paulo, levando alegria, arte e oportunidades para quem mais precisa. O que começou como um grupo de artistas apaixonados por circo virou uma verdadeira rede de transformação social, unindo palco, educação e ação comunitária de um jeito único.
Desde 27 de março de 2003, o coletivo realiza às segundas-feiras o Encontro Paulista de Malabares. É o point dos artistas de rua - dos iniciantes aos mais experientes - para treinar, trocar ideias e mostrar seu trabalho. Além disso, o coletivo também organiza o Festival de Circo e Artes de Rua, que já está na 16ª edição, com espetáculos que movimentam toda a cena cultural da cidade.
SERVIÇO
| Data | Cidade | Local / Endereço | Acessibilidade |
| 17 AGO, 16h | CAMPINAS | SALA DOS TONINHOS (R. FRANCISCO TEODORO, 1050 – VL. INDUSTRIAL) | LIBRAS |
Entrada Gratuita. Telefones: (19) 98422-3244
OS TOLOS
Com o Coletivo Circo No Beco
Livre adaptação de “Os Cegos”, de Michel Ghelderode.Direção Artística Gabi Winter
Adaptação do Texto Gabi Winter e André Schulle
Elenco André Schulle, Julia Bertollini, Luiz Felipe Choco e MariaDaGlória
Cenário Jr. Eliseo / Circus Toy
Figurinos Marian Hernandes
Adereços Lúcio Maia
Trilha Sonora Danilo Rodrigues e Danielle Siqueira
Identidade visual Highlander
Designer Danilo Rodrigues
Gestão Executiva Julia Bertollini
Coordenação Geral Lúcio MaiaRealização Coletivo Circo No Beco ePernaltas Inc. Pistácia Produções Artísticas
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!