Programação visa levar conhecimento à população sobre função da UBS na rede básica de saúde
Neste sábado (8), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde - Atenção Básica e Especializada realiza uma atividade diferenciada: o Espaço Mais Saúde. A programação, com diversas palestras e orientações, tem o objetivo de orientar a população sobre as ações realizadas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município. O evento será realizado na UBS Novo Ângulo, que fica na rua Edézio Vieira de Moraes, nº 146, das 8h às 12h. A atividade faz parte do programa de governo Viva Mais e Melhor.
Nas UBS’s, a população tem a garantia de atendimento médico por meio do agendamento de consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e algumas especialidades, como nutrição e psicologia. As unidades possuem, ainda, farmácia com dispensação de medicamentos de receituário com o acompanhamento de um farmacêutico responsável. Além disso, as UBS’s realizam acompanhamento de pacientes crônicos e outros grupos, com encontros periódicos de hipertensos, diabéticos e gestantes.
FUNÇÃO
Na programação deste sábado, os moradores da região do jardim Novo Ângulo poderão conhecer melhor a função da UBS do bairro, com exposição de algumas ações realizadas no local e atividades exclusivas para esta data. No local, haverá barraca de plantas medicinais, demonstrando o potencial que elas têm no tratamento e prevenção de doenças, além de barracas de orientações diversas, como uso de álcool e drogas, violência doméstica, dengue, DST’s (Doenças sexualmente Transmissíveis), e alimentação saudável. Também serão realizadas palestras sobre câncer bucal, gestação e bebê, hipertensão e diabetes.
“A proposta é que a comunidade conheça os serviços oferecidos na UBS e otimize a utilização das unidades de saúde, de acordo com a finalidade de cada uma delas. Queremos que a população saiba qual unidade procurar, conforme sua necessidade. Muita gente desconhece a diferença entre UBS e PSF (Posto de Saúde da Família) e, por isso, pretendemos realizar mais atividades como esta nas outras unidades de atendimento”, destacou o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.
Como as UBS’s do município realizam atendimento médico com agendamento, o atendimento de urgência e emergência fica sob a responsabilidade dos Prontos Atendimentos. Eles estão localizados no Hospital Mário Covas, onde há PA adulto e infantil, no Jardim Rosolen, no Jardim Amanda e na Vila Real, onde a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem as funções de unidade básica e pronto atendimento.
Já os PSF’s, localizados em praticamente todos os bairros da cidade, tem o objetivo de prevenir doenças por meio da promoção de saúde. A comunidade local participa das atividades que visam a qualidade de vida, como os grupos de gestantes, Lian Gong e oficinas diversas. Além disso, agentes de saúde visitam as casas em ações de combate a dengue, e orientam a população sobre diversos assuntos que colaboram para a melhoria da saúde, de modo geral. Um clínico geral acompanha o trabalho da equipe de enfermagem local.
“É importante que as pessoas conheçam a estrutura do nosso sistema de saúde. Isso agiliza o atendimento em casos de urgência, auxilia a população na hora do agendamento de consultas e eleva a qualidade de vida do cidadão, que tem referências de onde procurar orientação correta”, afirmou Zabardi.
A rede de saúde – Atenção Básica e Especializada tem, ainda, o apoio de unidades referenciadas, como o Centro de Especialidades Médicas, o Cesm (Centro Especializado de Saúde da Mulher), e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
ESPAÇO
O espaço Mais Saúde é uma das ações da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada dentro do Programa Viva Mais e Melhor, realizado pela Prefeitura de Hortolândia com a coordenação da Secretaria de Governo. As atividades do programa têm o objetivo de proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada à ser parceira, com atitudes simples e eficazes para se alcançar uma maior longevidade.
Edição: Claudete CamposAutor: Sandra Alyne/PMH
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!