O Ministério do Trabalho e Emprego realizou 1.035 ações fiscais ao longo de 2024, combatendo o trabalho análogo à escravidão no Brasil. Essas operações resultaram no resgate de 2.004 trabalhadores em condições degradantes, garantindo o pagamento de R$ 7.061.526,03 em verbas trabalhistas e rescisórias.
Em nota, o ministério destacou que as ações impactaram 5.741 trabalhadores, incluindo aqueles cujos direitos foram assegurados mesmo sem caracterização de trabalho escravo.
As áreas com maior número de trabalhadores resgatados foram:
O relatório também apontou um aumento significativo de resgates em áreas urbanas, representando 30% do total de trabalhadores em condições análogas à escravidão em 2024.
No setor doméstico, 22 ações fiscais específicas levaram ao resgate de 19 trabalhadores ao longo do ano.
Os estados com maior número de fiscalizações foram:
Já os estados com maior número de trabalhadores resgatados foram:
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel, liderado pela Inspeção do Trabalho, coordena essas operações em parceria com instituições como o Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com André Esposito, coordenador-geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravizador e Tráfico de Pessoas, após o resgate, uma rede de apoio é acionada para assegurar acolhimento institucional e acesso a políticas públicas para as vítimas.
Os trabalhadores resgatados têm direito ao Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, com três parcelas de um salário mínimo, além de outros direitos trabalhistas cobrados dos empregadores.
O modelo brasileiro de combate ao trabalho escravo é reconhecido internacionalmente pela ONU e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma referência em políticas públicas. Segundo Esposito, a prioridade é manter e reforçar os esforços que vêm gerando resultados significativos na erradicação dessa prática.
Fonte: Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!