Até 2015, todas as 56 escolas da rede municipal de Hortolândia, inclusive o Parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), ganharão novos parques infantis. Os novos brinquedos, que substituem os existentes, são feitos em conformidade com as mais novas normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A medida fortalece o compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, de oferecer mais segurança às crianças matriculadas nas unidades escolares municipais.
Coloridos e lúdicos, os parques estão encantando os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que neles, além de aprimorar a socialização, desenvolvem a coordenação motora, o equilíbrio e a autoestima. Melhoram a aprendizagem dos alunos e a qualidade da educação.
Nesta primeira etapa, iniciada em outubro, a Administração investe, aproximadamente, R$ 5,8 milhões. A aquisição de gangorras, balanços e outros brinquedos, incluindo adaptados, já está em processo de licitação.
“A Secretaria de Educação está muito feliz em poder oportunizar a todos os alunos os novos parques infantis coloridos, bonitos e de qualidade! Nós, educadores, sabemos que brincar é o momento de aprendizagens. A brincadeira no parque infantil propicia à criança a liberdade, pois amplia suas escolhas, desenvolve habilidades motoras, noções de tempo e espaço, bem como o diálogo, regras de convivência, como esperar sua vez; relações sociais – afetivas e interpessoais, a amizade e a solidariedade, formação sólida para sua vida em sociedade e sua construção cidadã”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.
Brinquedos com quinas arredondadas
Feitos com materiais atóxicos e livres de elementos nocivos à saúde, inclusive nos acabamentos, os novos parques têm paredes em diferentes cores e formatos, cobertura, escada de acesso, escorregador espiral, proteção lateral, além de escorregador com quinas arredondadas. As laterais dos módulos, onde não há brinquedos instalados, são fechadas por grades resistentes, de modo a evitar que as crianças caiam da plataforma ou fiquem presas. Escadas, plataformas, rampas e apoios são recobertas por resina com características antiderrapantes. Tudo de acordo com as normas da ABNT, que definem como devem ser a produção e a utilização dos brinquedos.
“Foi uma excelente aquisição. Estávamos mesmo precisando destes parques, porque os outros precisavam ser substituídos. Estavam aí havia muito tempo, desgastados pelo uso, e já não ofereciam mais atrativos para as crianças. Os novos são seguros, coloridos e com várias opções”, afirma a diretora da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. Santa Amélia, Julieta Almeida do Carmo. “Chegaram em ótima hora, principalmente na Educação Infantil, época em que o brincar é tão importante. Brincar sozinho em casa é diferente de brincar com os amigos. E alguns só encontram parques assim dentro da escola. Enquanto as crianças brincam, desenvolvem muitos aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Organizam-se entre si, aprendem a esperar sua vez, a dividir, a compartilhar. Desenvolvem também aspectos sensório-motores”, explica.
Crianças aprovam a novidade
“Todo mundo brinca, porque tem dois brinquedos. Se um estiver cheio, a gente vai no outro. É divertido o novo parque”, diz Júlia Moreira da Silva, 6 anos, aluna do Jardim II na Emeief Jd. Santa Amélia. “Gosto do escorregador e também de escalar”, afirma a menina. A amiga Mariana da Silva, de 8 anos, tambem adorou o grande escorregador com carinha de elefante.
Mateus E. Lourenço, de 6 anos, gostou de todos os brinquedos, assim como o colega Miguel Fabiano de Campos, de 6 anos, que pediu à Prefeitura a instalação de novos brinquedos na escola. “Fiquei muito feliz que trocaram, porque o outro estava quebrado. O novo parque é muito bonito e dá vontade de brincar”, revela, emocionado.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
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