A ZF, multinacional reconhecida por suas soluções automotivas, mantém no Brasil uma equipe de engenharia altamente especializada na calibração e customização de transmissões e softwares para caminhões e ônibus. Esta equipe, além de atender às necessidades do mercado sul-americano, também exporta conhecimento técnico para outras unidades da empresa ao redor do mundo. Hoje, é a única base da ZF fora da matriz alemã com autonomia para validar projetos globais nessa área.
Segundo Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, a expertise construída ao longo das décadas transformou a engenharia brasileira em uma referência na customização de transmissões para veículos comerciais extrapesados. A geografia diversificada do Brasil — com variações de clima, relevo e infraestrutura viária — exige soluções sob medida, que maximizam a eficiência operacional desses veículos.
A excelência da equipe brasileira foi reconhecida oficialmente pela matriz na Alemanha, com a certificação dos mais altos padrões técnicos da empresa. Esse reconhecimento ampliou o papel da unidade no Brasil, que hoje também forma engenheiros de outras partes do mundo e participa ativamente da validação de projetos internacionais. O trabalho envolve ajustes sofisticados em funções como troca de marchas, modos de condução e integração com outros sistemas do veículo, como freios e controles eletrônicos.
Entre os destaques da engenharia brasileira está o desenvolvimento de soluções conectadas. A transmissão TraXon, por exemplo, conta com capacidade para atualizações remotas via internet, reduzindo custos operacionais e aumentando a produtividade das frotas. Funções como o ECO-Roll, que permite ao veículo rolar em declives com a transmissão desengatada, e o PreVision, que antecipa trocas de marcha usando dados de GPS, são exemplos de inovação aplicada.
Outro diferencial importante é a adaptação dessas tecnologias à realidade do transporte pesado no Brasil, onde veículos extrapesados chegam a transportar até 74 toneladas. Essa customização proporcionou ganhos expressivos de eficiência energética e operacional. A engenharia da ZF também investe em segurança, com funcionalidades como o Hill Start Assist, que evita o recuo em aclives, e o Rocking Free, que auxilia em terrenos com baixa tração.
Como ressalta Silvio Furtado, “as calibrações personalizadas vêm trazendo excelentes resultados para montadoras e transportadores, que percebem claramente os benefícios de operar com softwares inteligentes adaptados às necessidades de cada aplicação”.
Com essa abordagem, a ZF reafirma seu compromisso com a inovação, eficiência e segurança no transporte de cargas, colocando a engenharia brasileira em destaque no cenário automotivo global.
fonte alpha autos
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