A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) suspendeu, a partir das 8h30 desta terça-feira, 15 de setembro, a “Operação Bosque” e o bloqueio na pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, próximo à Lagoa do Taquaral. A decisão foi tomada após monitoramento pela Defesa Civil evidenciar que o acumulado de chuvas nas últimas 72 horas ficou abaixo dos 80 mm exigidos para a operação preventiva.
Os parques do Bosque dos Jequitibás e da Lagoa do Taquaral, localizados na região Centro/Leste de Campinas, foram abertos nesta terça-feira, com o tráfego de veículos liberado na rua General Marcondes Salgado, próxima ao Bosque, e a suspensão da faixa reversível na rua Coronel Quirino.
Na avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral, o trecho bloqueado desde a altura da Almeida Garret até o balão do 4º Distrito Policial também teve a circulação normalizada, com o fim do bloqueio da pista interna.
Os bloqueios são feitos preventivamente quando as chuvas acumuladas ultrapassam 80 milímetros em 72 horas, caracterizando um estado de atenção. A iniciativa tem como objetivo restringir a circulação em áreas arborizadas para prevenir acidentes decorrentes da queda de árvores durante períodos de chuva intensificada.
Apesar da suspensão da Operação Bosque, agentes da mobilidade urbana e sinalização permanecem posicionados nos locais para monitoramento contínuo, podendo retomar os bloqueios caso as condições climáticas piorarem.
Emergências de trânsito podem ser comunicadas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec” ou pelo Whatsapp (19) 3731-2910, que recebe chamadas também de outras cidades. Para relatar alagamentos, inundações ou quedas de árvores, a população pode ligar para o 199 da Defesa Civil; em casos de emergência, para o 193 do Corpo de Bombeiros; e para solicitar vistoria para poda ou extração de árvores, para o 156 da Prefeitura de Campinas.
Porque o acumulado de chuvas nas últimas 72 horas ficou abaixo de 80 mm, segundo monitoramento da Defesa Civil.
O tráfego de veículos foi liberado nas vias que estavam bloqueadas, incluindo a pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado.
Os bloqueios poderão ser reativados caso o índice de chuvas ultrapasse novamente os 80 mm em 72 horas, conforme as condições climáticas.
Por meio dos telefones 118 (Emdec), 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) e 156 (Prefeitura de Campinas).
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!