Divórcios podem ser feitos em cartório mesmo que o casal tenha filhos: entenda

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizou a resolução que trata dos divórcios administrativos realizados em cartório, permitindo que o procedimento seja efetuado mesmo quando o casal tiver filhos menores ou incapazes, desde que questões como guarda, visitação e pensão alimentícia já tenham sido resolvidas judicialmente. Essa medida formaliza um procedimento que já era aceito em diversos estados.

Saiba mais

Mais informações sobre os divórcios administrativos

Com essa nova diretriz, o CNJ enfatiza que a necessidade da homologação judicial do divórcio está relacionada apenas à proteção dos direitos dos menores incapazes. Uma vez que essa questão tenha sido resolvida previamente, o divórcio extrajudicial pode ser realizado diretamente no cartório, sem a necessidade de intervenção do juiz.

Saiba mais

A decisão, tomada por unanimidade nesta terça-feira (20), também autorizou a realização de inventários extrajudiciais, ou seja, em cartório, por meio de escritura pública, mesmo quando há menores incapazes entre os herdeiros. Ao contrário do divórcio, no caso do inventário, não é necessária nenhuma intervenção judicial prévia, algo que antes não era permitido.

Saiba mais

Além disso, se apenas um dos cônjuges tiver filhos, isso não impede a realização do divórcio extrajudicial, pois, nesse caso, não seria necessária a intervenção judicial para resolver questões relacionadas à guarda do menor. O divórcio administrativo é significativamente mais rápido que o judicial, podendo ser registrado em até 24 horas, enquanto o processo judicial tende a ser mais caro e demorado. Contudo, a separação em cartório só é possível se houver pleno acordo entre o casal; qualquer discordância, como sobre a partilha de bens, exigirá a intervenção de um juiz. A ampliação da possibilidade de inventário e divórcio extrajudiciais pelo CNJ atendeu a um pedido de providências feito pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam).

Saiba mais

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia