Cerca de 300 pessoas participaram, nesta quinta-feira (25/06), da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Hortolândia. O evento, promovido pelo CMDCA com apoio da Prefeitura, reuniu representantes de serviços públicos, organizações da sociedade civil, crianças, adolescentes, famílias e autoridades municipais no Jardim Sumarezinho.
A edição deste ano teve como tema “Fortalecendo o SGDCA (Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente)”, com foco na ampliação e qualificação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
A abertura contou com palestra da psicopedagoga Ana Cristina de Souza, especialista em processos participativos e conferências de direitos, que destacou a importância do engajamento social na construção de políticas voltadas ao público infantojuvenil.
Além dos debates técnicos, o encontro também contou com atividades voltadas ao público infantil e adolescente, como painéis lúdicos e oficinas de confecção de cataventos, em referência ao mês de combate ao trabalho infantil.
A proposta foi garantir participação ativa dos jovens nas discussões e estimular o entendimento sobre direitos e cidadania.
Ao final da conferência, foram eleitos 10 delegados que irão representar Hortolândia na etapa estadual do encontro. Caso avancem, também poderão participar da fase nacional da conferência.
Os delegados foram escolhidos entre representantes de serviços, organizações da sociedade civil e demais participantes do evento.
As discussões foram organizadas em seis eixos temáticos:
Eixo 1 – Participação Social e ProtagonismoDebate a participação de crianças e adolescentes nas políticas públicas.
Eixo 2 – Conselhos TutelaresTrata do fortalecimento institucional e qualificação dos conselhos.
Eixo 3 – Convivência Familiar e ComunitáriaAborda o fortalecimento de vínculos e proteção social.
Eixo 4 – Enfrentamento das ViolênciasDiscute estratégias de prevenção e proteção contra todas as formas de violência.
Eixo 5 – Erradicação do Trabalho InfantilFoca na proteção do adolescente trabalhador e combate ao trabalho infantil.
Eixo 6 – Sistema de Justiça e Medidas SocioeducativasAborda medidas socioeducativas e reinserção social de adolescentes.
O evento contou com representantes do Executivo e Legislativo municipal, incluindo secretários, vereadores e a deputada estadual Ana Perugini, além da presidente do CMDCA, Quézia Garcia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!