Dia da Luta Antimanicomial terá programação especial em Hortolândia

Data marca luta e conquista da Reforma Psiquiátrica no Brasil

Saiba mais

A garantia de tratamento e acompanhamento integral e de qualidade às pessoas com transtorno mental, sem cerceamento da liberdade destes pacientes, marca o dia 18 de maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Prefeitura de Hortolândia lembra a data por meio de atividades propostas pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Vida, órgão da Secretaria de Saúde. O objetivo é integrar esse público à rotina comum e romper o estigma da sociedade em relação ao paciente com transtorno psiquiátrico. Nesta quinta-feira (18/05), a equipe de profissionais do Caps estará com alguns desses pacientes na praça do Parque Ortolândia, a partir das 9h, com a programação “Desculpe o transtorno (mental), estamos em reforma (pisiquiátrica)”.

Saiba mais

O dia 18 de maio teve origem em 1.987, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, reunindo mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria. O tratamento psiquiátrico, até então, se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada em 2.001, através da Lei Federal 10.216. Isso significa que o atendimento aos pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem sua vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

Saiba mais

“Nosso trabalho em Hortolândia é uma continuidade da Reforma Psiquiátrica, pois entendemos que esta data é um marco histórico que não se encerra. Continuamos em reforma porque diariamente nos deparamos com obstáculos que podem retroceder nossas conquistas. A palavra reforma significa ‘nova organização’, ‘nova forma’. Buscamos uma nova forma de cuidados com a saúde mental, com valorização e garantias de direitos. Cuidar sim, excluir não”, disse a psicóloga do Caps Vida, Ivanilde Martins Antonelli.

Saiba mais

A rede de atenção psicossocial em Hortolândia conta com o Caps Vida, que atende adultos, o Caps-IJ (Infanto Juvenil), com foco na reabilitação de menores de 18 anos, e o Caps-AD (Álcool e Drogas), que atende usuários de álcool e outras drogas. Neste locais, equipes multidisciplinares atuam no acompanhamento, tratamento e reabilitação dos pacientes, por meio de atividades diversas. Os pacientes são acolhidos pelas USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e encaminhados de acordo com cada caso para a unidade de referência.

Saiba mais

No Caps Vida, cujo foco principal são pacientes com transtorno mental grave e crônico, são 380 atendimentos ativos, sendo 74 pacientes com freqüência diária para reabilitação. Os demais participam de aulas de esporte, artesanato e diversas outras ações de inserção social, realizadas em parceria com outras secretarias municipais.

Saiba mais

Confira abaixo a programação desta quinta-feira:

Saiba mais

18/05 – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Saiba mais

“Desculpe o transtorno (mental), estamos em reforma (pisiquiátrica)”

Saiba mais

9h Abertura

Saiba mais

9h30 Grupo de metais “Da Campana Pra Fora”

Saiba mais

10h30 Zumba

Saiba mais

11h10 Capoeira

Saiba mais

Local: Praça do Parque Ortolândia

Saiba mais

Endereço: Rua Pastor Germano Ritter esquina com a rua Rodrigo Carvalho

Saiba mais

[ad id="33749"]

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia