Este mês é marcado pela campanha Dezembro Vermelho, de conscientização e prevenção contra o HIV e a AIDS, com o Dia Mundial de Combate ao HIV celebrado em 1º de dezembro. Em Hortolândia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma série de ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com um foco específico: combater a discriminação e garantir os direitos humanos das pessoas que vivem com HIV.
Segundo a diretora de Atenção Especializada, Fátima Gomes, o tema central deste ano é o acolhimento e o respeito aos pacientes. “Com a campanha, vamos combater a discriminação e o preconceito contra eles. Fazer com que sejam acolhidos e respeitados”, afirmou. A programação incluiu, nesta terça-feira (2), uma capacitação sobre estigma e preconceito voltada para profissionais da saúde municipal.
Paralelamente à campanha, Hortolândia celebra um reconhecimento nacional importante: em outubro, o município recebeu a certificação do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação) e também conquistou o Selo Bronze de Boas Práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da sífilis.
A diretora atribui a conquista a um conjunto de ações robustas, como a oferta das profilaxias PrEP (Pré-Exposição) e PEP (Pós-Exposição), o acompanhamento rigoroso de gestantes e a constante capacitação das equipes. “As equipes das UBSs são importantes porque atuam na promoção da saúde, prevenção e diagnóstico precoce da AIDS e outras ISTs”, complementou Cilene Mantuan, diretora de Atenção Primária.
O Centro Especializado em Infectologia (CEI), na Vila São Pedro, é a unidade de referência para tratamento e acompanhamento. No local, são oferecidos testes rápidos gratuitos para HIV e outras ISTs, das 8h às 15h, sem necessidade de agendamento, com resultado em minutos. O mesmo serviço está disponível em todas as UBSs.
“Reforçamos que o objetivo da campanha é promover a conscientização da importância da prevenção ao HIV e demais ISTs. Os testes rápidos são importantes para diagnóstico precoce”, salientou a coordenadora do CEI, Larissa Naira Dias da Silva. Ao longo do mês, o CEI realizará ações em empresas, CRAS e estabelecimentos de saúde.
Confira a programação das próximas ações externas do CEI:
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!