Moradores de Hortolândia continuam enfrentando transtornos causados por falhas no abastecimento de água e pelo forte mau cheiro vindo da estação de tratamento de esgoto (ETE). Diante da situação, a deputada estadual Ana Perugini protocolou, nesta quarta-feira (25), dois requerimentos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), cobrando informações e providências urgentes das autoridades estaduais.
Os documentos foram direcionados à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, chefiada por Natália Resende, e à Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), presidida por Thiago Mesquita Nunes. Ambos os órgãos são responsáveis pela fiscalização e regulação da Sabesp, que está sob administração da Equatorial Energia desde sua privatização.
Os questionamentos foram motivados pelo rompimento de uma subadutora ocorrido na última sexta-feira (20), causado por uma empresa que realizava a instalação de cabos de fibra óptica. O acidente provocou desabastecimento de água em vários bairros, como:
O fornecimento só começou a ser normalizado na manhã de segunda-feira (23), gerando indignação entre os moradores.
Além da demora no restabelecimento do serviço, Ana Perugini também cobrou explicações sobre o forte mau cheiro vindo da ETE Jatobá e a turbidez da água que tem sido distribuída em algumas regiões da cidade. A parlamentar solicitou, ainda, cronograma e prazo de conclusão das obras da estação, com foco nas ações de mitigação dos odores, problema que persiste há anos e já levou a multas aplicadas pela Cetesb contra a Sabesp.
A deputada lembrou que não é a primeira vez que a população de Hortolândia sofre com a má qualidade dos serviços da Sabesp. Em outubro do ano passado, também foram registradas reclamações de água amarelada e com cheiro desagradável, atingindo bairros como Jardim Amanda, Vila Real, Jardim do Lago, Campos Verdes e Remanso Campineiro.
“As reclamações têm aumentado e é preciso agir com urgência. Além dos requerimentos, vamos levar os problemas à Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp”, destacou Ana Perugini, que é vice-presidente da comissão.
A parlamentar espera que os órgãos responsáveis apresentem respostas claras e medidas eficazes para garantir a qualidade dos serviços essenciais à população de Hortolândia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!