O prefeito de Campinas, Dário Saadi, visitou na manhã de segunda-feira, 31 de agosto, o Centro de Educação Infantil (CEI) Brígida Chinaglia Costa e o Centro de Saúde (CS) Paranapanema, ambos no Jardim Guarani e vizinhos, os equipamentos públicos mais afetados pelo temporal de cerca de dez minutos ocorrido na tarde do domingo, 30.
No local, ele acompanhou serviços de limpeza e reparos, além de expressar solidariedade aos funcionários e moradores atingidos. Dário também detalhou as ações planejadas para a reconstrução dessas unidades.
Segundo o prefeito, as regiões Sul e Leste foram as mais afetadas, enquanto outros bairros da cidade, que tem quase 800 km², não sofreram com chuvas ou ventanias. Ele ressaltou que os eventos extremos são consequências das mudanças climáticas, que já são uma realidade.
Conforme a Defesa Civil, até a manhã de segunda foram registradas 25 ocorrências relacionadas à ventania nas regiões Sul e Leste, incluindo 16 quedas de árvores, oito destelhamentos e um alagamento. Nenhuma vítima, desalojado ou desabrigado foi registrado. Equipes municipais atuam desde domingo para limpar vias e avaliar os danos.
O CEI Brígida Chinaglia Costa teve destelhamento, queda de paredes e vazamentos. A Secretaria de Educação estima que a reconstrução dure de seis a dez meses. A unidade atende 111 crianças de zero a três anos, que terão aulas suspensas temporariamente.
As atividades no CEI serão retomadas em 15 de setembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ciro Exel Magro, localizada a aproximadamente 500 metros, para evitar deslocamentos longos. A secretaria já comunicou as famílias e mantém equipe no CEI para orientações.
A Emef Ciro Exel Magro também sofreu danos, como comprometimento elétrico e queda de árvores, e está com aulas suspensas até 3 de setembro, prazo para reparos. Entre 3 e 11 de setembro, a escola irá acolher as crianças do CEI e suas famílias, oferecendo alimentação, apoio e empréstimos de livros.
A secretária de Educação, Patrícia Adolf Lutz, destacou o empenho da equipe para acolher as crianças e organizar reposições de aula.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos continuam no Jardim Paranapanema realizando limpeza e remoção de árvores e galhos.
O Centro de Saúde Paranapanema permanece fechado após ser destelhado e apresentar entrada de água e fiação exposta no chão. A manutenção já iniciou reparos no telhado, que devem ser concluídos em cerca de 20 dias.
A equipe avaliará se será possível uma reabertura parcial ainda nesta semana. Enquanto isso, a população pode buscar atendimento em outras unidades de saúde de Campinas. Pessoas com consultas agendadas receberão contato para reagendar.
Os endereços e horários dos centros de saúde podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Campinas.
O temporal durou cerca de dez minutos na tarde do domingo, 30 de agosto.
As crianças terão aulas temporariamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ciro Exel Magro, localizada a 500 metros do CEI, com acolhimento e serviços adicionais.
A previsão é que o telhado seja reparado em cerca de 20 dias, com avaliação para possível reabertura parcial ainda nesta semana.
Não houve vítimas, nem pessoas desabrigadas ou desalojadas em decorrência do temporal.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!