Curta-metragem de ficção científica filmado em Hortolândia aborda questão do isolamento social na pandemia

Hortolândia é o cenário de um curta-metragem de ficção científica que aborda o isolamento social provocado pela pandemia. O filme, intitulado “Temporário”, estreia nesta sexta-feira (30/07), às 20h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). No mesmo dia, às 20h15, haverá um bate-papo ao vivo com o diretor do filme, Rafael Ghiraldelli, o elenco e a equipe técnica. O bate-papo também será transmitido no canal do YouTube da Secretaria de Cultura, por meio deste LINK.

Saiba mais

O curta é um dos projetos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município afetados pela pandemia do Coronavírus, e que tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Saiba mais

O filme conta a história de uma viajante do tempo, chamada Crononauta, que vem parar no Brasil no atual momento de pandemia e não consegue voltar para sua época no futuro. Para se proteger de uma forte chuva, ela se abriga em uma casa abandonada. Isolada no local, a viajante percebe que o momento presente em que está presa é o ponto de partida para problemas ambientais, políticos e sociais que ela presenciará no futuro. Ao encontrar um homem em situação de rua que vive na casa abandonada, a viajante decide impedir que o futuro apocalíptico se torne realidade. O filme tem classificação indicativa de 12 anos.

Saiba mais

https://www.youtube.com/watch?v=5QxuAPQ27FA

Saiba mais

De acordo com o diretor do filme, Rafael Ghiraldelli, a partir do contexto de ficção científica, o curta-metragem traça um paralelo com a situação do isolamento social provocado pela pandemia. Outro aspecto destacado pelo diretor é o título do filme que faz um jogo de palavra com o fato da personagem do futuro viajar no tempo e o caráter temporário da pandemia. “A situação de isolamento vivida pela protagonista é representativa do que muitas pessoas passaram em decorrência do distanciamento social na pandemia. Muitas dessas pessoas se viram obrigadas a passar o isolamento sob pressões psicológicas diversas, mas não deixaram de alimentar um quê de esperança por dias melhores. Afinal, tudo passa. Tudo é temporário. Mas não é por isso que devemos nos manter passivos perante os tristes fatos do mundo contemporâneo”, destaca o diretor. “Temporário” é o sétimo curta-metragem da carreira de Ghiraldelli, que é graduado em Artes Visuais. Ele também é responsável pelo roteiro do filme. A produção foi feita em parceria com a produtora cultural Hocus Pocus.

Saiba mais

Ficha técnica do curta-metragem “Temporário”:

Saiba mais

Direção e roteiro: Rafael Ghiraldelli

Saiba mais

Elenco: Janaína Batista (Crononauta) e  Eduardo Leoncio (morador em situação de rua)

Saiba mais

Produção executiva: Daniel Resende

Saiba mais

Gerenciamento de projeto: Gleice Severo

Saiba mais

Direção de fotografia, montagem e finalização: Marcos Carvalho

Saiba mais

Direção de arte, figurino e cenários: Milena Carlström

Saiba mais

Assistência de direção: Jean Goes

Saiba mais

Assistência de câmera: Cintia Rocha

Saiba mais

Som direto (microfonista): Gabriel Oliveira

Saiba mais

Sound design e mixagem de som: Daniel Dias

Saiba mais

Tradução: Juliane Ivanow

Saiba mais

Legendas: Gustavo Cruz

Saiba mais

Design gráfico e making-of: Matheus “Mathy” Sousa

Saiba mais

Vozes (off): Daniel Dias, Daniel Resende, Gleice Severo e Rafael Ghiraldelli

Saiba mais

Locação: Danç'Art Escola de Dança

Saiba mais

Locadora de equipamentos: Duplic

Saiba mais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia