Moradores e empresários contam com uma rede de gás segura e mais econômica que as energias já existentes. Obra recebeu investimento de R$ 75 milhões
A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) finalizou esta semana a implantação da rede de gás natural na região de São João da Boa Vista. O gasoduto - com capacidade para atender 1 milhão de metros cúbicos/mês, dos segmentos residencial, comercial e industrial - tem uma extensão total de 53,5km e demandou um investimento aproximado de R$ 75 milhões.
As obras de expansão da Comgás tiveram início em janeiro de 2013, partindo da rede existente no município de Estiva Gerbi e passando pelos municípios de Mogi Guaçu, Aguaí até chegar a São João da Boa Vista, ao longo das Rodovias SP-340 e SP-344. Parte da obra foi realizada pelo método não destrutivo (MND), chamado também de perfuração horizontal direcionada. Esse método funciona abrindo-se duas valas, de aproximadamente 1,5m x 1,5m, a cerca de 300 metros de distância uma da outra, e a tubulação é instalada no subsolo.
Para marcar o lançamento do serviço na região, a companhia anuncia as primeiras parcerias. A indústria CBL e a Metalúrgica Golin iniciam suas operações em São João da Boa Vista com uso do gás natural. A indústria CBL, instalada à Av. Marginal Luiza Bodani Fametani, s/n°, trabalha com a laminação de cobre, e foi a primeira a assinar o contrato com a companhia. Já a Metalúrgica Golin está situada à Rua Cinco, s/n. A indústria é responsável pela fabricação de tubos de aço com perfis variados e o gás natural será usado nos fornos da indústria para tratamento térmico.
As duas indústrias começam a operar com o gás natural em janeiro e fevereiro de 2014, respectivamente. Ambas têm garantia de suprimento de gás natural, firmados através de contratos, por um longo prazo.
Na indústria, além de reduzir os custos operacionais, com maior qualidade e continuidade no abastecimento, o gás natural evita gastos com manutenção e a compra de equipamentos antipoluição. A combustão é limpa, o que não exige tratamento dos gases. Sua utilização em área urbana, em substituição a outros combustíveis, reduz a emissão de poluentes e evita a produção de cinzas e detritos. “Atualmente, as indústrias localizadas nesses municípios são abastecidas com GLP (gás liquefeito de petróleo) ou óleo combustível. Assim, o gás natural surge como uma alternativa energética, mais limpa, econômica e competitiva”, revela Sérgio Pais, Superintendente De Vendas Diretas da Comgás.
A chegada da infraestrutura da Comgás deve atrair novas empresas e ajudar a promover o desenvolvimento da região. “O gás natural representa um diferencial estratégico na política de expansão do nosso Distrito Industrial e na geração de empregos no município. Além de aumentar a competitividade das empresas, trata-se de uma energia limpa, não poluente. A chegada do gás é a garantia de um futuro promissor para a indústria em São João da Boa Vista”, declara o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.
A aplicação do gás natural também é útil e econômica em residências e veículos. No uso residencial, o gás oferece conforto e praticidade. Com o aquecedor, permite que a casa tenha água quente na cozinha e no banheiro. O gás natural canalizado tem uma chama limpa e não deixa resíduos nos equipamentos, diminuindo as despesas com manutenção. Já o gás natural veicular é reconhecido como um dos mais seguros entre os combustíveis. Por produzir uma queima mais leve e uniforme, o GNV tem um impacto mínimo sobre o meio-ambiente. Além disso, pesquisas comprovam que os gastos com abastecimento reduzem em torno de 50% a 70%.
Sobre a Comgás
Maior empresa de distribuição de gás natural do Brasil e trabalha para ser a maior e melhor da América Latina. A empresa tem aproximadamente de 10mil km de redes em operação em sua área de concessão: Região Administrativa de Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e o Vale do Paraíba. Essa área concentra cerca de 25% do PIB Brasileiro.
Atualmente, a Comgás atende a mais de 1,3 milhão de clientes, sendo a maior parte deles (mais de 99%) do segmento residencial, foco estratégico da companhia. Mas é o mercado industrial que consome o maior volume de gás distribuído pela companhia: mais de 70% de todo o gás vendido. A Comgás ainda atende comércio, o setor automotivo, projetos de termo e cogeração.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!