O comércio varejista de Campinas fechou 2013 com uma expansão de 3,07% sobre as vendas de 2012, que por sua vez cresceu 9,00% sobre as vendas de 2011.
As vendas de Natal, especificamente, também tiveram uma expansão de 3,35%, bem abaixo dos 8,0% esperados para dezembro de 2013, abaixo também de dezembro de 2012, quando a expansão atingiu 10,5% com relação ao mesmo período de 2011. Isso significa que as vendas de Natal em 2013 tiveram o pior desempenho da década, em Campinas.
Os níveis da inflação acima da meta, as taxas de juros em alta, o dólar mais elevado e o endividamento bastante aquecido foram os principais fatores que provocaram a desaceleração no consumo, que é o segmento que mantém, ainda, a economia interna em expansão.
O faturamento de dezembro de 2013 em Campinas fechou em R$ 2.209,4 bi, em média 3,35% acima dos R$ 2.137,8 bi de 2012.No acumulado do ano, o Comércio atingiu cerca de R$ 11.811,2 bi, número que ficou 3,07% acima dos R$ 11.459,5 bi de 2012.
Em termos de consultas junto ao SCPC, as de dezembro de 2013 ficaram 4,50% acima das de dezembro de 2012. No acumulado do ano elas ficaram praticamente iguais.
Na região, os números permaneceram iguais ao de Campinas, com o faturamento de dezembro de 2013, ficando 3,41% acima do mesmo período de 2012. Já o acumulado do ano ficou 3,24% acima de 2012.
Observa-se que essa baixa expansão nas vendas indica que os estoques estão em alta e a melhor alternativa é providenciar liquidações que implicam em proceder descontos naqueles segmentos que tiveram maiores retenções nos estoques.
A inadimplência encerra o ano com um saldo de 2.300 registros efetivados, que comparado com novembro p. p. indica uma queda de (79,32%) e, com relação a dezembro de 2012, a queda é de (45,02%), o que indica que a maioria dos devedores liquidou os seus débitos utilizando principalmente o 13º salário.
No acumulado do ano, no entanto, ficaram retidos 181.398 registros efetivados, que indica 9,56% acima dos 165.576 registros de 2012, percentual esse, que chegou a 73,0% no início do ano.
Na RMC, os números da inadimplência encerraram 2013 com 431.950 registros efetivados, contra 392.360 de 2012, o que resultou em uma expansão de 9,53%, expansão essa, que no início do ano era de 75,0%.
Em termos de valores, os 181.398 registros não pagos em Campinas representam cerca de R$ 108,8 e os 431.850 registros não pagos na RMC representam em média R$ 259,2 milhões.
A expectativa para 2014, com o advento da Copa do Mundo no meio do ano, é de uma melhora nas atividades do comércio e serviços, apesar da redução nos dias úteis de vendas durante os jogos, principalmente da seleção brasileira.
A partir do segundo semestre, a economia estará sob o efeito das eleições presidenciais em outubro p. vindouro, o que pode provocar ações de incertezas sobre as atividades macroeconômicas e, principalmente na microeconomia com restrições na produção e no consumo.
A previsão do comércio varejista em 2014 é de uma expansão baixa, semelhante à de 2013, em torno dos 4,0% a 4,5%.
Comércio de Campinas realiza promoção conjunta para eliminar o estoque de mercadorias
Campanha Liquida Campinas, promovida pela ACIC, será oportunidade para consumidor adquirir produtos com descontos de no mínimo 20%Entre os dias 17 de janeiro e 1º de fevereiro, os consumidores de Campinas, SP, poderão adquirir artigos variados com descontos de no mínimo 20%, nos estabelecimentos participantes da campanha Liquida Campinas. A ação, inspirada em experiências consagradas, realizadas em capitais brasileiras como Salvador e Manaus, entre outras, será realizada na cidade pela primeira vez por iniciativa da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas. Dezenas de lojas já aderiram à campanha, entre elas Pernambucanas, Seller, Baby, Passarela e Ópticas Ipanema.
A promoção tem por finalidade eliminar o estoque de produtos não comercializados no final do ano, fortalecendo as vendas em janeiro, período no qual o comércio costuma registrar baixo desempenho, uma vez que a população está voltada aos pagamentos das dívidas relacionadas ao Natal, viagens de férias, matrícula escolar e outros. Para a presidente da ACIC, Adriana Flosi, a Liquida Campinas não beneficiará apenas as grandes lojas. “Os pequenos comércios, que geralmente não dispõem de verba para campanhas promocionais terão como anunciar suas ofertas por meio da campanha, ampliando a possibilidade de vendas. Os lojistas entenderam que uma ação conjunta terá muito mais força e representatividade e tornará esse período anual atrativo para os consumidores. Isso levou a uma adesão bastante expressiva nesta primeira edição da promoção”, explica.
De acordo com ela, a implantação de um modelo que já é sucesso em outras cidades estimulará a economia em Campinas. “Pretendemos incluir a Liquida Campinas na programação anual de atividades do comércio na cidade”, afirma.
ACIC promove 1ª Semana do Empreendedor Individual
A ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas realizará entre os dias 20 e 24 de janeiro, das 9h às 20h30, na sede da entidade (Rua José Paulino, 1111, Centro), a 1ª Semana do Empreendedor Individual. O evento gratuito tem como objetivo mobilizar e auxiliar iniciantes e empresários individuais da região de Campinas, oferecendo a eles conhecimento para transformarem suas ideias em verdadeiros negócios empreendedores.
No período da manhã, no Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor, os participantes receberão informações técnicas e gerenciais para o desenvolvimento de seus potenciais. As tardes serão destinadas aos workshops e oficinas gratuitas sobre os principais pilares de gestão e fortalecimento dos negócios empreendedores – recursos humanos, marketing, gestão de tempo, vendas e finanças. Já no período da noite ocorrerão palestras gratuitas sobre temas importantes e será apresentado um case de sucesso. No encerramento da 1ª Semana do Empreendedor Individual, no dia 24, haverá happy hour. Para participar da atividade o interessado deve fazer a inscrição até dia 17 de janeiro no site www.acic.bz
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