A Polícia Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre um novo golpe com IA: Clonagem de Voz. No qual criminosos utilizam inteligência artificial para clonar vozes a partir de ligações mudas. A prática tem se tornado cada vez mais comum e coloca em risco a segurança de famílias, já que os fraudadores se passam pelas vítimas para enganar até parentes próximos.
Logo no primeiro contato do golpe de Clonagem de Voz, muitas vezes uma ligação silenciosa, os golpistas captam trechos da voz da vítima. Em seguida, com o uso de ferramentas de inteligência artificial, conseguem clonar o tom e o jeito de falar, criando áudios falsos convincentes. Esses áudios são usados em novas tentativas de fraude, geralmente pedindo transferências de dinheiro ou acesso a dados pessoais.
De acordo com a Polícia Civil, o processo segue três etapas principais:
Esse método vem sendo chamado de “golpe da clonagem de voz” e exige atenção redobrada da população.
As autoridades recomendam medidas simples, mas eficazes para evitar cair nesse tipo de fraude:
Segundo a Polícia Civil, a orientação é que qualquer tentativa de golpe seja comunicada rapidamente à polícia para ajudar no mapeamento e combate aos criminosos.
Quem já caiu nesse tipo de golpe deve procurar o distrito policial mais próximo ou registrar boletim de ocorrência online. O registro é essencial para iniciar investigações e também para auxiliar na prevenção de novos casos.
1. Como saber se a voz é clonada?É difícil identificar de imediato, mas desconfie de pedidos urgentes de dinheiro, especialmente se vierem por telefone ou mensagens de áudio.
2. O que fazer ao receber uma ligação muda?Não diga nada, desligue imediatamente e bloqueie o número.
3. Esses golpes só acontecem em São Paulo?Não. Embora o alerta seja da Polícia Civil paulista, a prática pode ocorrer em qualquer região do país
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!