Município oferece atividades gratuitas para lembrar a data; Jardim Amanda ganha academia para cadeirante
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, iniciou, nesta segunda-feira (15/09), a programação da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para marcar a data, diversas atividades estão agendadas ao longo dos próximos dias. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade das políticas públicas voltadas a este segmento.
A primeira programação do evento foi uma visita dos alunos do Cier (Centro Integral de Educação e reabilitação) Romildo Pardini e do CCART (Centro de Convicência, Arte, reabilitação e Trabalho) ao cinema do Shopping Hortolândia. Os alunos, que recebem acompanhamento pelas equipes de cada unidade, puderam assistir ao filme Khumba. A animação que conta a história de uma zebrinha que nasceu sem a metade das listras e, por isso, sofre preconceito. “Esta programação é muito positiva para os alunos, que se sentem inseridos numa atividade social, além do aspecto da diversão”, afirmou a chefe de Setor de Políticas Públicas para PCD (Pessoa com Deficiência), Elaine Aparecida Gombrade de Oliveira.
Nesta terça-feira (16/09), os alunos do Cier e do CCART visitarão o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), onde vão acompanhar uma apresentação do Grupo de Percussão Turuntuntum. Na quarta-feira (17/09), representantes do Setor de Políticas Públicas para PCD e de Membros do Conselho Municipal da PCD participarão do I Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, que será realizado em Mogi-Mirim. Na quinta e sexta-feira (18 e 19/09), ações educativas sobre trânsito consciente e vagas exclusivas acontecem em diferentes locais. Confira abaixo toda a programação da semana.
Academia ao ar livre
Na sexta-feira (12/09), a Prefeitura iniciou a implantação uma academia ao ar livre para pessoa com deficiência na área da lagoa do Jardim Amanda. Os equipamentos têm altura diferenciada, permitindo o uso por cadeirantes. Além disso, eles possibilitam a prática de exercícios que priorizam a musculatura dos membros superiores, fortalecendo costas, peito, ombros e braços. A previsão é que, até o final desta semana, os equipamentos já estejam liberados para uso.
“O Setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência é fundamental para que o Poder Público mantenha suas ações de forma a integrar e incluir todas as pessoas na oferta de atividades e serviços. A implantação de uma academia ao ar livre para cadeirantes é mais uma ação que respeita este propósito”, enfatizou o prefeito, Antonio Meira. O fato de o prefeito entregar este equipamento em setembro, durante a Semana Nacional de Luta da Pessoa com deficiência, ressalta este entendimento de política pública.
Confira abaixo a programação da Semana:
Visita ao CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia)
Apresentação do Grupo de Percussão Turuntuntum
Público: Alunos do CIER e CCART
I Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência
Local: Mogi-Mirim
Participação do Setor de Políticas Públicas para PCD e de Membros do Conselho Municipal da PCD
Palestra sobre trânsito e conscientização sobre estacionamento em vagas exclusivas
Público: Jovens em período de Alistamento
Campanha do Estacionamento em Vagas Exclusivas
Panfletagem no Centro da Cidade
Fonte: Pref. Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!