Câmeras ajudam reduzir índice de roubo e furto de veículos

Dados são referentes ao primeiro trimestre de 2014 comparado com o mesmo período de 2015

Saiba mais

Saiba mais

O número de furtos e roubos de veículos em Hortolândia apresentou redução no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2014. Nos casos de roubo, a queda foi de 60,8%, sendo 250 em 2014 e 98 veículos em 2015. Já nos casos de furto, a diminuição foi de 38,5%,  sendo 174 em 2014 e 107 em 2015.

Saiba mais

Dois fatores são apontados pela Secretaria Municipal de Segurança como decisivos para a redução dos índices: a ação das câmeras de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que fazem leitura instantânea das placas de veículos e ajudam na identificação de veículos roubados, e a intensificação de ações integradas entre a Secretaria de Segurança Municipal, por meio da GM (Guarda Municipal), e a PM (Polícia Militar).

Saiba mais

“Os índices estão relacionados às ações conjuntas da GM e PM realizadas estrategicamente em diferentes pontos. Outra ação fundamental são as rondas realizadas 24h por dia pelos GMs, que são intensificadas conforme o surgimento das demandas”, destaca a comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento.

Saiba mais

“A integração de ações entre PM e GM, além da instalação das câmeras de monitoramento OCR, sem dúvida, são fundamentais para a redução dos índices. Mas ainda há muito a se fazer na área de segurança. Constantemente fazemos solicitações ao Estado para aumentar o número de policiais nas  ruas, entre outras demandas", avalia o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

Saiba mais

Hortolândia conta com equipamentos de segurança

Saiba mais

A Prefeitura investe em um sistema tecnológico para possibilitar fácil acesso às redes de dados e aumentar os pontos de vigilância 24h. Atualmente, 47 câmeras de monitoramento fazem a patrulha em pontos diversos, principalmente nas entradas e saídas da cidade. Neste ano, serão instaladas 25 câmeras de videomonitoramento que ficarão em pontos estratégicos avaliados pelo efetivo da Guarda Municipal. O objetivo da ação é ampliar o monitoramento. Os equipamentos são de largo alcance e garantirão o monitoramento 24h por dia de vários locais, nas principais vias do comércio e praças de maior circulação da cidade, aumentando a sensação de segurança dos munícipes.

Saiba mais

O sistema Infoseg (Informações de Segurança) entrou em operação em 2013. Ele permite o acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça, facilitando o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, veículos e condutores, armas de fogo e mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da GM.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia