Para continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mais de 300 mil pessoas precisam se inscrever ou atualizar seu registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O prazo para isso varia de 45 a 90 dias, conforme o município de residência, contando a partir da data em que o beneficiário recebe a notificação, que pode vir via rede bancária ou outros canais.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a notificação começou em agosto. Desde 2016, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para o BPC, com atualização a cada dois anos.
O programa atualmente apoia 6,02 milhões de pessoas de baixa renda, incluindo idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, que recebem um salário mínimo.
O MDS orienta quem teve o benefício suspenso por falta de cadastro a ligar para o número 135, canal oficial do INSS, para retomar o BPC em até 72 horas. Em casos de municípios em calamidade pública, como alguns do Rio Grande do Sul, a exigência de atualização está suspensa.
O Cadastro Único, atualizado pelas prefeituras via o Sistema Único da Assistência Social (Suas), é essencial para a inclusão em programas sociais.
Fonte: Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!