Antes dos surgimentos dos óleos de girassol, canola e outrosdisponíveis nas redes de supermercados, a banha de porco era oingrediente mais utilizado no preparo de pratos.
O alimento, no entanto, ganhou fama de vilão por, supostamente, aumentar o níveis de colesterol e risco de infarto, além de faz mal ao coração.
Mas, agora, a banha de porco deixou de ser considerada inimiga dasaúde e é identificada por grande parte da comunidade médica como umaopção saudável para ser utilizada na culinária.
De acordo com onutrólogo, Dr. Flávio Madruga, em entrevista ao Vix, afirma que osbenefícios da banha de porco são inúmeros e o uso faz com que a gorduraanimal seja mais saudável do que óleos vegetais refinados.
Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
Antes dos surgimentos dos óleos de girassol, canola e outros disponíveis nasredes de supermercados, a banha de porco era o ingrediente maisutilizado no preparo de pratos.
O alimento, no entanto, ganhoufama de vilão por, supostamente, aumentar o níveis de colesterol e risco de infarto, além de faz mal ao coração.Publicidade
Mas, agora, a banha de porco deixou de ser considerada inimiga da saúde e éidentificada por grande parte da comunidade médica como uma opçãosaudável para ser utilizada na culinária.
De acordo com onutrólogo, Dr. Flávio Madruga, em entrevista ao Vix, afirma que osbenefícios da banha de porco são inúmeros e o uso faz com que a gorduraanimal seja mais saudável do que óleos vegetais refinados.
Assimcomo a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica emgraxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida aocalor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.Publicidade
Os óleos vegetais refinados que são poli-insaturados, por outro lado,oxidam facilmente quando aquecido e liberam substâncias extremamentetóxicas e inflamatórias, explica o médico.
Quanto mais se estuda sobre a gordura animal, mais se confirma que nossos pais e avós estavam certos quando cozinhavam com a banha de porco. Pois, ela é livre de gorduras trans e açúcares, possui baixo teor de sódio e érica em vitaminas, B, C, D e cálcio, além de minerais, como fósforo eferro.
O nutrólogo ainda explicou ao Vix que a banha de porco tem uma composição equilibrada de gorduras saturadas (40%) e gordura monoinsaturada (45%) e ainda ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, elevando o nível de HDL (colesterol “bom”) e diminuindo o de LDL (colesterol “ruim”).
Além de todos esses benefícios voltados à saúde, a banha de porco émais barata do que os óleos de girassol e canola, por exemplo.
Fonte: Vix
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!