Operação da Polícia Ambiental resgata 46 aves silvestres em Hortolândia

Em uma operação realizada neste sábado (18) em Hortolândia, a Polícia Militar Ambiental resgatou 46 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. A ação, motivada por denúncia anônima, revelou a presença de espécies protegidas, entre elas o Caboclinho, classificada como ameaçada de extinção no Estado de São Paulo pelo Decreto nº 63.853/2018. O responsável pelas aves não possuía cadastro ativo como criador amadorista, configurando crime ambiental.

Saiba mais

Entre as aves resgatadas estavam exemplares de Canário-da-terra, Trinca-ferro-verdadeiro, Galo-de-campina, Tico-tico-rei, Papa-capim e Sabiá-barranco, além de espécies como Garibaldi, Tiziu, Encontro, Sanhaçu, Bigodinho, Papagaio-verdadeiro e Tuim. A diversidade de espécies apreendidas evidencia o impacto do comércio ilegal sobre a fauna silvestre regional.

Saiba mais

O infrator foi autuado em R$ 27,5 mil por manter as aves sem a devida autorização. Todos os animais foram encaminhados ao Instituto Belas Aves, em Limeira, onde passarão por processo de avaliação, reabilitação e, quando possível, serão reintegrados ao seu habitat natural.

Saiba mais

A operação reforça a importância da denúncia cidadã e da atuação dos órgãos ambientais na proteção da biodiversidade. A preservação de espécies ameaçadas, como o Caboclinho, é prioritária conforme a legislação estadual, que estabelece regras especiais para sua conservação. Casos como este alertam para os riscos da manutenção irregular de animais silvestres e para a necessidade de maior conscientização ambiental.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia