Liminar garante que prefeito eleito assuma Prefeitura a partir de primeiro janeiro. Ele diz que sempre confiou na Justiça e que vai governar ao lado do povo, como sempre fez em Hortolândia
O prefeito eleito de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT), tomará posse dia primeiro de janeiro. A decisão é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que concedeu liminar que garante a posse de Perugini. O parecer assinado pelo ministro Gilmar Mendes foi publicado nesta terça-feira (27/12).Ao conceder a liminar que garante a posse de Perugini ao cargo de prefeito, o TSE faz prevalecer a vontade do povo, que confiou ao prefeito eleito quase 60% dos votos válidos, nas eleições de outubro.A liminar concedida pelo TSE suspende a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que acatou recurso que impugnava a candidatura de Perugini, sob a alegação de que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontou irregularidades em convênios firmados no período em que ele foi prefeito (2005/2012).O recurso que tentou tirar Perugini da Prefeitura foi feito pela coligação “O sonho continua” (comandada pelo candidato do PT, Antonio Meira); pelo PRP – Partido Republicano Progressista (comandado pelo vereador Aparecido Meira, o Meirinha) e pelo Ministério Público Eleitoral.Para conceder a liminar, o TSE seguiu a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) que considera que a competência para julgar contas municipais, inclusive relacionadas a convênios, é de competência da Câmara de Vereadores. Nos oito anos em que foi prefeito, Perugini teve todas as suas contas aprovadas pela Câmara, motivo pelo qual a Justiça Eleitoral de Hortolândia, o considerou apto a disputar as eleições municipais.“Diante desse quadro,…não vejo como deixar de seguir a orientação do Supremo Tribunal Federal no caso, pois a realização de convênios municipais se enquadra, a meu ver, em típico ato de gestão do prefeito municipal, cuja competência para análise, por força das decisões mencionadas, é da câmara de vereadores”, diz a decisão do TSE, assinada pelo ministro Gilmar Mendes.
Além disso, no parecer que concede a liminar, o TSE enaltece o respeito ao voto, até que ocorra o julgamento definitivo do recurso movido contra Perugini. “…Neste juízo provisório, parece-me prudente conceder a tutela requerida, evitando, por conseguinte, a posse do presidente da Câmara de Vereadores no cargo de prefeito do município, em flagrante e inexplicável violação à soberania do voto popular”, observa Gilmar Mendes.
TEMPO DE JUSTIÇA“A decisão do TSE mostra que sempre tivemos legitimidade para concorrer a eleição e comprova nossa honestidade ao lidar com os recursos públicos. A Justiça foi feita e o respeito ao voto dos moradores de Hortolândia foi soberano. Nos últimos anos, diante da situação que tomou conta de nossa cidade, tenho falado com a população e pedido para que mantenhamos a fé e a esperança, e que tudo tem seu tempo determinado para acontecer. Foi assim durante a campanha eleitoral, que nos proporcionou quase 60% dos votos. E é assim que vamos, ao lado do povo, governar Hortolândia nos próximos quatro anos”, afirma Perugini.
Assessoria de ComunicaçãoPrefeito eleito de Hortolândia Angelo Perugini
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!