Armadilhas caseiras contra o Aedes aegypti em Hortolândia

Que tal fazer armadilhas caseiras contra o Aedes aegypti? Essa ação vem dando resultado em Hortolândia e, segundo monitoramento das armadilhas instaladas nas casas do Jardim São Sebastião, houve a redução significativa da presença do mosquito, conhecido por transmitir dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que já havia registrado bons resultados na primeira vistoria, realizada entre abril e maio.

Saiba mais

Durante a nova rodada de visitas, os agentes de saúde conversaram com os moradores e constataram uma mudança visível no ambiente. “Tivemos muitos relatos sobre a diminuição dos mosquitos voando dentro das casas, o que é um ótimo sinal”, destacou o veterinário Evandro Alves Cardoso. A adesão dos moradores também foi positiva: das armadilhas distribuídas, apenas duas foram devolvidas até agora, o que indica aceitação e confiança na ação.

Saiba mais

Armadilhas caseiras contra o Aedes aegypti

As armadilhas funcionam com um balde com água e uma tela especial, impregnada com micropartículas de larvicida, que age de maneira inteligente. Quando a fêmea do mosquito entra no recipiente para depositar ovos, ela entra em contato com o larvicida, que gruda em seu corpo e é levado para outros possíveis criadouros, interrompendo o ciclo de reprodução do inseto em diferentes pontos da região.

Saiba mais

A tela das armadilhas é trocada mensalmente, e o monitoramento continuará até setembro, segundo a UVZ. Com a eficácia comprovada e o engajamento da população, Hortolândia dá um passo importante na luta contra as doenças transmitidas pelo Aedes.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia