Após mortandade histórica, Ana Perugini propõe criação da Semana do Rio Piracicaba

A deputada estadual Ana Perugini apresentou à Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei que cria a Semana do Rio Piracicaba. O texto chega à Alesp no chamado “mês das águas”, em resposta às frequentes mortandades registradas no rio - a maior delas em julho de 2024, quando mais de 200 mil peixes morreram por conta da poluição da água.

Saiba mais

De acordo com Ana Perugini, a proposta prevê a conscientização das pessoas sobre a importância de proteger o rio, além da ampliação da fiscalização e monitoramento do manancial e a promoção de audiências públicas, palestras, fóruns, seminários, ações educativas, esportivas, culturais que interajam, valorizem e protejam o Rio Piracicaba.

Saiba mais

“Além de abastecer municípios da região de Campinas e da Grande São Paulo, o Piracicaba tem importância econômica para famílias que vivem da pesca e do turismo. O objetivo do projeto é ampliar medidas de redução da poluição do rio, para que possamos manter a biodiversidade, a qualidade da água e as atividades econômicas”, explicou a parlamentar, que integra a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais na Alesp.

Saiba mais

O projeto de lei número 152/2025 tramita na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia e será analisado por outras duas comissões - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) - antes de ser discutido e votado pelos deputados e deputadas em plenário.

Saiba mais

Caso seja aprovado pela Alesp, a partir de 2026, a semana de 15 de abril - dia em que os piracicabanos celebram o Dia do Rio Piracicaba - será um marco na defesa deste manancial de todos os cursos d’água do Estado de São Paulo.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia