A AmstedMaxion está desenvolvendo novos vagões GDU rebitados à operadora ferroviária com projeto diferenciado, inovador e de alta performance
A AmstedMaxion, com uma planta instalada em Hortolândia, empresa líder com 70 anos de atuação no segmento ferroviário de carga, inova mais uma vez desenvolvendo um novo vagão GDU rebitado para atender às necessidades da MRS Logística, com volume total de 50,5 m³ e redução de 2 toneladas de tara em relação ao projeto anterior.
O novo projeto, desenvolvido pela Engenharia Avançada da empresa, possui a caixa inteiramente fixada por Huck-bolts, que são rebites estruturais de montagem a frio, em vez de solda. Esta solução estrutural, que já vem sendo usada pela indústria ferroviária mundial com sucesso, é de fácil aplicação e remoção nas linhas de montagem, sem o uso de solda ou maçarico. Possui a mesma resistência da solda e se traduz em maior flexibilidade para as linhas de montagem e de manutenção.
A parte inferior do novo projeto possui um rebaixo no fundo para aumento de capacidade da caixa e por isso seu estrado é composto por uma viga central tubular de projeto patenteado em peça única, visando aumento da resistência aos esforços e rapidez de montagem. Esta viga é fornecida pela Valourec&Mannesmann, através de um projeto desenvolvido juntamente com a AmstedMaxion para desenvolver esta solução que representa uma real evolução estrutural em vagões ferroviários.
Os vagões foram produzidos com truque Ride Control Usinado, desenvolvido em conjunto com a MRS. Este conceito de truque irá gerar um menor consumo de rodas, pois o equipamento terá melhores condições de inscrição em curvas através do conceito de steering, o qual permite que os rodeiros acompanhem os raios horizontais, reduzindo a perda de paralelismo entre as peças fundidas.
A AmstedMaxion - Com quase 70 anos de atuação no segmento ferroviário, a empresa é uma das principais referências latino-americanas no desenvolvimento e fabricação de vagões de carga, rodas de aço fundido, truques, rodeiros e sistemas de choque e tração, além de prestar serviços de reparação, adaptação e modernização de vagões e seus componentes, através da linha AMais. Pioneira, fornece para todas as ferrovias e seus usuários no Brasil, incluindo empresas de leasing de vagões, e também para o exterior.
Em sua fundição são produzidas peças de aço para aplicação em máquinas e equipamentos de construção civil, mineração e ferroviária. Com duas unidades no interior de São Paulo, a empresa alcança uma capacidade anual de 40 mil de toneladas de peças fundidas de aço, 92 mil rodas ferroviárias e 10 mil vagões de carga.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!