Comitiva foi recebida, nesta quinta-feira (10/10), pelo prefeito Antonio Meira e pela primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira
Na semana em que se celebra o Dia da Criança, 25 alunos de 1º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura, na Vila Real, visitaram, na manhã desta quinta-feira (10/10), o Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Acompanhada por uma professora e pela diretora da escola, a comitiva veio conhecer a Prefeitura de Hortolândia e descobrir o que faz o prefeito Antonio Meira.
Além de atender à programação especial da Semana da Criança, a iniciativa está em sintonia com o projeto pedagógico da escola, de formação para a cidadania. “A maior parte dos projetos desenvolvidos na escola busca formar cidadãos críticos”, afirmou a diretora Francisca Sandra Vitor Solon.“Acreditamos que os futuros cidadãos, atuantes, têm que conhecer desde cedo, na prática, a estrutura que rege a cidade e quem a comanda, nas mãos de quem está a responsabilidade, até para que, no futuro, se assim desejarem, estejam preparados para serem os futuros comandantes”, esclareceu a educadora.
Visita leva alegria ao Paço
A visita começou pelo 1º andar, na sala da primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. Curioso, o grupo foi espalhando sorrisos por onde passava e não hesitou em enfrentar as escadas que levam ao 3º andar.
“Gabinete do prefeito”, leu um dos pequenos visitantes, no letreiro afixado no corredor de acesso. “É aqui!”, afirmou.
“Entrevista” com o prefeito
Com a chegada de Meira, duas representantes do grupo foram incumbidas de “entrevistar” o prefeito.“Por que você escolheu esta profissão?”, quis saber a pequena Rebeca Vieira Negrini, de 6 anos. “Gosto de trabalhar para melhorar a nossa cidade, a vida da nossa população”, explicou Meira. “Quando cheguei à cidade, em 77, não tinha asfalto, nem água encanada, nem mesmo luz nas ruas. Tinha pouca coisa. Então, senti esta necessidade de lutar para trazer tudo isto para a nossa cidade: escola, postinho, segurança, asfalto e muito mais. Fui vereador e esperei 23 anos para ser prefeito”, revelou, para espanto da plateia.
“E o que faz um prefeito?”, questionou a menina, junto com a colega Maria Alice Ferreira dos Santos, de 7 anos. “O prefeito procura fazer no bairro as melhorias que ainda não tem. Na Vila Real, por exemplo, estamos construindo um centro de lutas para que crianças e jovens, como vocês, possam treinar e, quem sabe, representar a cidade e o Brasil em competições lá fora, como as meninas da ginástica, que foram ao Uruguai. É o prefeito que leva o asfalto ao bairro onde não tem, assim como os ônibus, os médicos no postinho e os professores na escola. O prefeito trabalha para melhorar a vida da população. Trabalha para o povo, para vocês, que são os meus patrões”, afirmou, para novo espanto dos entrevistadores.
“Você tem alguma coisa para melhorar a educação?”, quis saber outro convidado. “Já melhoramos a merenda, estamos construindo mais escolas e queremos ter mais escolas em tempo integral para que vocês, além das aulas previstas, possam fazer atividades artísticas, esportivas e culturais. Vocês têm que ter oportunidade e luto por isso”, afirmou Meira.
Formação para cidadania
Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a visita representa a aproximação da criança com a Prefeitura e a própria Secretaria. “É na aproximação que conseguimos o vínculo afetivo, porta aberta para o estar, o entender e o respeitar o outro”, explica Cleudice. “Ela desperta o interesse pelo funcionamento da Prefeitura e pelas pessoas que a conduzem. Assim, as crianças aprendem o que a Administração e a secretaria fazem e enxergam as possibilidades que têm de poder se envolver e serem responsáveis pela solução dos problemas da cidade. É a formação para a cidadania. O respeito à cidade e à escola”, esclarece a primeira-dama.
Ao final da visita, cada criança ganhou um cartão onde se lia um recado do Pequeno Príncipe, personagem criado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry: “As crianças têm que ter muita paciência com as pessoas grandes.”
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!