Avaliação investiga o nível de alfabetização dos estudantes que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental
Mais de dois mil alunos de 26 escolas da rede municipal de ensino de Hortolândia participam, nesta quarta e quinta-feiras, dias 5 e 6, da primeira fase da Provinha Brasil 2013. O teste serve para avaliar o nível de aprendizado dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Aplicada desde 2008, a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas. Composta por 20 questões, é aplicada no início e ao final do ano. Ela oferece aos professores informações sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, permitindo acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade do ensino oferecido. Com ela, o professor tem condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos.
Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização. “É fundamental avaliarmos os alunos no percurso do ano letivo, pois assim, o professor, orientado pelo coordenador pedagógico da sua unidade escolar, poderá intervir com ações e atividades diárias que façam alavancar a aprendizagem de todos”, disse.
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