Média da rede municipal foi 5 nas avaliações de Leitura e Matemática
Prestes a realizarem, no próximo dia 19 deste mês, a segunda etapa da Provinha Brasil, mais de dois mil alunos de 26 escolas da rede municipal de Hortolândia comemoram o nível máximo alcançado na primeira. Esta é a primeira vez que a média das unidades escolares municipais atinge o índice máximo na primeira etapa, em ambas as avaliações, de leitura e matemática.
Na prova de leitura, a média obtida pelas unidades da rede foi de17 acertos, o que equivale ao nível 5, o da faixa que vai de 16 a 20 respostas corretas. Na de matemática, o índice de acertos foi 18, o equivalente a 5, faixa que considera entre 15 e 20 acertos.
Realizada pelo MEC (Ministério da Educação) nas escolas públicas brasileiras desde 2008, a Provinha Brasil busca avaliar o nível de alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. É uma espécie de avaliação diagnóstica composta por 20 questões, aplicada no início e ao final do ano.
Como oferece informações sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, permite que professor acompanhe, avalie e melhore a qualidade do ensino oferecido, ou seja, tenha condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos.
Média tem melhorado progressivamente
Dados fornecidos pela Secretaria de Educação de Hortolândia mostram que a média da rede municipal, na primeira etapa, tem melhorado progressivamente. Em 2010, só foi aplicado no município o teste de leitura, com 24 questões. A média atingida foi a de 17 acertos, o que corresponde ao nível 3.
Em 2011, quando a avaliação de leitura passou a ter 20 questões, a média da rede na primeira prova foi de 13,8 acertos, o equivalente ao nível 3. Na provinha de matemática, aplicada pela primeira vez de forma experimental, os alunos do 2º ano das escolas municipais obtiveram 17,7 acertos, atingindo o nível 4.
Em 2012, os estudantes da rede acertaram, em média, 17 questões na prova de leitura e 17,5 na de matemática, atingindo, em ambos os casos, o nível 4.
“O desempenho dos alunos no teste da Provinha Brasil vem melhorando consideravelmente: em 2010 e 2011, ficamos em nível 3; em 2012, alcançamos o nível 4 e, em 2013, atingimos o nível 5, que é o nível de mais alto desempenho”, comemora a coordenadora pedagógica do Centro de Formação Paulo Freire, Angela Cristina Trainotti.
Segundo a educadora, alguns fatores contribuíram para isso. “Há muito investimento em leitura, tanto na aquisição de livros de literatura infantil pelas escolas e pela Secretaria, quanto na leitura diária, na chamada leitura compartilhada ou leitura fruição (por prazer) que todo professor da rede tem realizado todos os dias, logo no início das aulas”, avalia.
A coordenadora pedagógica destaca ainda outros fatores, como a formação de professores, em cursos como Pró Letramento e PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), a reformulação dos conteúdos de ensino da rede, a escolha de livros didáticos do PNLD (Programa Nacional o Livro Didático), realizada de forma consciente e coletiva pelos professores da rede e a conscientização da família em investir em leitura para os filhos através de eventos como o Hortolendo, a festa literária realizada em maio pela Prefeitura. “O maior conhecimento por parte dos professores das habilidades e competências subjacentes à elaboração das questões das Provinhas é outro fator que, acredito, tem influenciado no bom desempenho dos alunos”, conclui.
“Todos os anos, realizamos a Provinha e apresentamos crescente melhora nos índices de aprendizagem das crianças. Isto é fruto do trabalho sério e compromissado de todos os profissionais da rede municipal de Educação de Hortolândia e do empenho da família nesta parceria em torno do processo de aprendizado de nossas crianças”, analisa a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.
Confira na tabela abaixo a média da rede municipal na primeira etapa da Provinha Brasil (2010 a 2013):
2010 | ||
Leitura | Matemática | |
Número de acertos | 17 | -- |
Nível | 3 | -- |
Faixa da escala de acertos | 12 a 17 | -- |
2011 | ||
Leitura | Matemática | |
Número de acertos | 13,8 | 17,7 |
Nível | 3 | 4 |
Faixa da escala de acertos | 10 a 15 | 15 a 18 |
2012 | ||
Leitura | Matemática | |
Número de acertos | 17 | 17,5 |
Nível | 4 | 4 |
Faixa da escala de acertos | 16 a 18 | 15 a 18 |
2013 | ||
Leitura | Matemática | |
Número de acertos | 17 | 18 |
Nível | 5 | 5 |
Faixa da escala de acertos | 16 a 20 | 15 a 20 |
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
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