ALL anuncia que fará projeto executivo para obra de viaduto sobre ferrovia, na Vila Real

Solução definitiva para o conflito entre ferrovia e área urbana, viaduto deve ser construído em 2014, com recursos do governo federal

Saiba mais

ALL anuncia que fará projeto executivo para obra de viaduto sobre ferrovia, na Vila Real

Saiba mais

O prefeito Antonio Meira recebeu, nesta terça-feira (29), a confirmação de que a ALL (América Latina Logística) irá realizar o projeto executivo para a obra de construção de um viaduto sobre a linha férrea na Vila Real. O pedido de parceria foi feito pelo prefeito, em setembro, durante a reunião do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas). O projeto, orçado em R$ 1,1 milhão, é uma exigência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para licitar a obra. A construção do viaduto terá investimento de R$ 30 milhões do governo federal. Com o apoio da ALL, a Prefeitura de Hortolândia deve apresentar o projeto nos próximos meses, agilizando o processo para a contração de empreiteira responsável pelo trabalho. A obra será iniciada em 2014.

Saiba mais

A confirmação da parceria entre a Administração Municipal e a concessionária que gerencia a ferrovia foi anunciada pelo diretor de relações institucionais da ALL, Pedro Roberto de Almeida, em reunião no gabinete do prefeito. “Resolvemos o problema do município, da comunidade e da concessionária. Vamos entregar o projeto executivo e, com isso, solucionar definitivamente a situação da passagem em nível, evitando acidentes e salvando vidas”, destacou Almeida.

Saiba mais

“As margens da ferrovia estão todas urbanizadas em Hortolândia. É uma preocupação enorme para a Prefeitura eliminar estes conflitos. Investimos pesado em obras de pontes, viadutos e passarelas para pedestres. E contamos com o apoio de parceiros, como a ALL, para o desenvolvimento de mais projetos como este, do viaduto da Vila Real”, comentou Meira.

Saiba mais

O apoio da ALL virá como contrapartida à duplicação da ferrovia, ação prevista para ocorrer no próximo ano. Isso porque, apesar da duplicação da malha ferroviária ser uma ação positiva do ponto de vista econômico, a obra vai triplicar a quantidade de vagões que passam pela cidade. De acordo com a Secretaria de Obras, passam diariamente pelo trecho de ferrovia em Hortolândia 700 vagões. Com a duplicação, serão mais de dois mil vagões por dia. Apesar de as passagens de nível serem ponto de parada obrigatória para veículos, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), há motoristas que se arriscam atravessando os trilhos sem a devida atenção.

Saiba mais

Para garantir a segurança de pedestres e motoristas, a Prefeitura executa diversas obras para transposição da ferrovia. Um exemplo é o viaduto do Jardim Sumarezinho, que está em fase final de construção. Já na região do Parque dos Pinheiros, a Administração Municipal inicia a obra de uma ponte de continuidade à rua Flamboyant, em frente da Delegacia de Polícia. No trecho de linha férrea atrás do Shopping Hortolândia, no Remanso Campineiro, a Prefeitura licita a implantação de uma passarela. Há ainda projeto para construir uma barreira nas travessias do Jardim Sumarezinho e da Chácaras do Coelho, impedindo a utilização do trecho por pedestres.

Saiba mais

“Vamos tirar todas as interferências da ferrovia com a vida urbana, seja com a construção de passarelas para pedestres ou viadutos”, afirmou o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis. Todas as ações e projetos que resultam em maior segurança para pedestres e motoristas nas passagens em nível da cidade seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Saiba mais

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia.

Saiba mais
Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia