O acidente que feriu nove pessoas durante a queima de fogos na 10ª Festa do Peão de Hortolândia (SP), no último sábado (17), jogou luz sobre a polêmica dos rodeios e maus-tratos de animais na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A prática ainda é forte por aqui e 10 das 20 cidades têm em seus calendários oficiais festas com competições. Apenas quatro municípios proíbem - Campinas, Cosmópolis, Itatiba e Vinhedo.
Polêmica
Enquanto organizadores alegam que os rodeios modernos não machucam bois e cavalos, veterinários e especialistas em bem-estar animal afirmam que a montaria, mesmo que sem artifícios que firam o couro, causa estresse profundo e até depressão nos bichos. Organizador da Expo Engenheiro Coelho, que começa nesta quinta-feira (22), Fábio Fernando Cardoso, explicou que a estrutura da festa é diferente da de Hortolândia: os animais ficarão em uma área coberta e fechada, longe de rodovias e distante do barulho da festa.
Sobre a corda de algodão que é amarrada na virilha dos bois e cavalos para eles pularem durante a montaria, ele afirmou que "não aperta muito" . "É um processo muito legalizado e certinho, que foi padronizado há mais de dez anos. Os animais não sofrem" , disse Cardoso. Ainda segundo o organizador, o desastre em Hortolândia foi uma fatalidade causada pela queima de fogos. "Quem não gosta de rodeios, claro que vai usar o acidente para criticar toda a competição. Mas uma coisa não tem a ver com a outra".
Valinhos
A primeira votação da lei para proibir os rodeios em Valinhos contou com a presença massiva de entidades de proteção animal e simpatizantes da causa. A pressão ajudou a passar a matéria, que estava protocolada há mais de um ano, mas era sempre adiada. O autor do projeto, César Rocha (PV), afirmou que o texto foi embasado em pesquisas da Universidade de São Paulo que comprovaram que o estresse dos bichos em rodeios pela dilatação das pupilas.
"A fita de algodão comprime toda a região do touro, causa dor e incomodo. Por isso ele pula, se estivesse em seu estado normal não faria isso" , disse. Ainda segundo Rocha, a cidade já abriga uma feira agropecuária tradicional, a Festa do Figo, que é reconhecida por respeitar os animais. "Não precisamos disso" .
Situação das cidades da RMC em relação aos rodeio com animais
1 - Americana - Tem rodeio2 - Artur Nogueira - Tem rodeio3 - Campinas - Proíbe4 - Cosmópolis - Proíbe5 - Engenheiro Coelho -Tem rodeio6 - Holambra - Não proíbe7 - Hortolândia - Tem rodeio8 - Indaiatuba - Tem rodeio9 - Itatiba- Proíbe10 - Jaguariúna - Tem rodeio11 -Monte Mor - Não proíbe12 - Morungaba - Tem rodeio13 - Nova Odessa - Tem rodeio14 - Paulínia- Não proíbe15 - Pedreira - Tem rodeio16 - Santa Bárbara - Não proíbe17 - Santo Antônio de Posse - Tem rodeio18 - Sumaré - Tem rodeio19 - Valinhos- A Câmara está votando a proibição. Primeira votação, na terça-feira (20), foi a favor da proibição 20 - Vinhedo - Proíbe
Este texto não é de autoria do Portal Hortolândia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de textos que tenham a necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Portal Hortolândia. Para acessar o texto em seu veículo original, clique aqui. |
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!