40% da população está protegida da Febre Amarela, estima Prefeitura

Com queda na procura pela vacina, doses serão oferecidas exclusivamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)

Saiba mais

Saiba mais

Neste final de semana (24 e 25/06), a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jd. São Bento recebeu a ação regional de vacinação contra Febre Amarela. A vacinação já atendeu as unidades de saúde do Jd. Santiago, Taquara Branca, Parque Orestes Ôngaro, Jd. Amanda e Jardim Novo Ângulo. O balanço atual aponta 40.669 pessoas vacinadas contra a doença, neste ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, este número representa 20% da população. Uma estimativa do órgão municipal indica que, somado ao número de pessoas que já se vacinaram em outras épocas, cerca de 40% da população hortolandense está protegida contra a Febre Amarela. Com isso, a Prefeitura mudará a estratégia vacinal, com o compromisso de garantir a vacinação de toda a população até o final deste ano. A vacina contra Febre Amarela está disponível nas UBS, das 8h às 12h, em esquema de rodízio: a cada dia da semana, uma unidade fará a vacinação. Confira abaixo o calendário.

Saiba mais

Saiba mais

Conforme o diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura, Antônio Roberto Stivalle, a procura pela vacina sofreu uma queda nas últimas semanas, fator que pode ser comprovado pela cobertura vacinal abrangente. “Considerando o número de pessoas vacinadas nas regiões, até este momento, e a quantidade de pessoas que estimamos já ter se imunizado contra a Febre Amarela em outros períodos, a procura pela vacina começou a ser menor se comparada à do início do ano. Por isso, vamos oferecer as doses exclusivamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, explicou Stivalle.

Saiba mais

Saiba mais

A vacinação nas UBSs era, até então, direcionada às pessoas que viajam para áreas de transmissão da doença e, por isso, têm preferência na imunização. No entanto, as doses destinadas a este público estavam sobrando, o que causava perdas uma vez que os frascos não podem ser guardados de um dia para o outro. “Vamos manter as doses disponíveis nas UBS em maior quantidade, a fim de atender os viajantes e também as pessoas que ainda não se vacinaram”, confirmou o diretor do Departamento de Saúde Coletiva.

Saiba mais

Saiba mais

É importante ressaltar que a vacina está contra-indicada para pessoas com baixa imunidade, idosos em idade avançada, crianças menores de um ano, gestantes e lactantes. Para garantir a vacina é preciso levar carteira de vacinação.

Saiba mais

Saiba mais

Calendário

Saiba mais

2ª feira – UBS Rosolén

Saiba mais

3ª feira – UBS Novo Ângulo

Saiba mais

4ª feira – UBS Santa Clara

Saiba mais

5ª feira – UBS Nova Hortolândia

Saiba mais

6ª feira – UBS Amanda

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia