Saidinha: mo primeiro dia da saída temporária em São Paulo, a Polícia Militar recapturou 157 detentos que estavam descumprindo as regras estabelecidas pela Justiça. A operação, realizada na terça-feira (17), resultou na recondução de todos os infratores ao sistema prisional.
A maior parte das prisões ocorreu na capital e na região metropolitana, onde 56 indivíduos foram recapturados. Nas primeiras horas do dia, 15 detentos foram flagrados em áreas conhecidas pelo uso de drogas no centro da cidade.
No interior do estado, a PM atuou em diversas localidades:
Para ter acesso ao benefício da saída temporária, os detentos devem cumprir uma série de regras rigorosas. Entre elas, estão a permanência na cidade informada ao Judiciário, a proibição de estar nas ruas durante a noite e a restrição de frequentar bares, boates e outros locais considerados de risco.
Após a recaptura, os detentos são levados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais antes de serem encaminhados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina.
Desde o ano passado, os detentos que infringem as normas são imediatamente levados de volta ao presídio, conforme uma portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Além disso, um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça facilita o acesso dos policiais aos processos dos réus em liberdade, permitindo consultas em dispositivos móveis sobre a situação prisional dos abordados.
Essa foi a terceira saída temporária concedida pela Justiça em 2024. Os detentos devem retornar às penitenciárias na próxima segunda-feira (23). Na última saída, entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!