Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (04); saiba melhor horário para observar

superlua

O ano de 2025 se despede dos fenômenos lunares com um espetáculo no céu nesta quinta-feira (4): a última superlua do ano. O evento ocorre quando a fase de Lua Cheia coincide com o perigeu, o ponto de máxima aproximação da Lua com a Terra.

Nesta data, o satélite natural estará cerca de 27,3 mil quilômetros mais próximo do nosso planeta, podendo parecer até 10% maior e significativamente mais brilhante que uma Lua Cheia comum.

A definição do termo “superlua” varia entre especialistas. Alguns a aplicam a qualquer Lua Cheia ou Nova que ocorra a 360 mil quilômetros ou menos da Terra, enquanto outros consideram o fenômeno quando a fase cheia acontece em um curto intervalo de tempo em relação ao perigeu, como é o caso desta quinta-feira.

Para observar o fenômeno com mais impacto, os astrônomos recomendam buscar locais com horizonte livre e pouca poluição luminosa, como parques, praias ou áreas rurais. O melhor momento é logo após o nascimento da Lua, quando ela está próxima ao horizonte – um efeito óptico conhecido como “Ilusão da Lua” pode fazê-la parecer ainda maior.

O ápice do fenômeno está previsto para as 20h13 (horário de Brasília), mas a observação dependerá das condições climáticas de cada região.

Confira o horário aproximado do nascimento da Lua em algumas capitais:

Quem perder essa oportunidade terá que aguardar até o próximo ano para presenciar uma nova superlua.

Sair da versão mobile