Outros

Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países

Em diversos países, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, uma data dedicada a brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a celebração é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Já na Itália e na França, recebe o nome de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Nessas regiões, uma brincadeira comum entre crianças e adolescentes é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos sem que eles percebam.

As origens da tradição

Publicidade
cinema


Publicidade

A tradição do 1º de abril surgiu na Europa no século XVI. Em 1582, com a adoção do calendário gregoriano pelo papa Gregório XIII, algumas pessoas resistiram à mudança e continuaram celebrando o Ano Novo entre o final de março e o dia 1º de abril. Por isso, essa data passou a ser vista como o “Ano Novo dos bobos”, e as pessoas começaram a pregar peças e marcar compromissos falsos nesse dia.

Há ainda registros históricos que associam a data ao festival romano de Hilária, realizado antes do nascimento de Cristo. Essa festividade celebrava o equinócio de março em homenagem à deusa Cibele, considerada a “Mãe dos Deuses”, que reunia características das divindades gregas Gaia, Reia e Deméter.

O Dia da Mentira no Brasil

No Brasil, a tradição chegou em 1828, com o jornal mineiro “A Mentira”. Sua primeira edição, publicada em 1º de abril, noticiou falsamente a morte de Dom Pedro I, causando grande repercussão.

Publicidade

Pegadinhas famosas

Além das brincadeiras entre amigos, empresas e veículos de comunicação também aderiram à tradição. Algumas das pegadinhas mais famosas incluem:

  • Em 1980, a BBC anunciou que o famoso relógio Big Ben, em Londres, teria seus ponteiros substituídos por um mostrador digital. A emissora ainda brincou dizendo que o primeiro ouvinte a ligar ganharia os ponteiros originais como lembrança.
  • Nos EUA, em 1992, a National Public Radio (NPR) veiculou uma entrevista falsa com o ex-presidente Richard Nixon, interpretado pelo comediante Rich Little. O “falso Nixon” declarava que se candidataria novamente à Presidência, causando revolta nos ouvintes, já que o político havia renunciado em 1974 devido ao escândalo de Watergate.

Essas histórias mostram como o 1º de abril se tornou uma data marcada pelo humor e pela criatividade, unindo culturas ao redor do mundo em uma celebração divertida da arte da mentira.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo