Connect with us

Empregos

Nova lei do Seguro-Desemprego: regras e direitos do empregado

Publicado

em

De acordo com a nova lei nº 7.998/90 (Art. 19), todo trabalhador que recusar um novo emprego sem justificativa, terá o direito ao Seguro-Desemprego cancelado. Esta lei já existia, mas era pouco aplicada devido à falta de um cadastro nacional de empregos. Mas espera-se que ela seja aplicada com mais rigor com o cadastramento dos empregados no Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br).

emprego

Esse sistema tem como critério inicial uma base de dados única, para todo o território coberto por ele, além de envolver diretamente o Sine, SRTEs e a Caixa Econômica Federal. Com o uso deste novo sistema, ao solicitar a entrada no Seguro-Desemprego, automaticamente o trabalhador desempregado terá acesso a todas as vagas de emprego disponíveis no mercado, podendo assim conseguir um novo trabalho mais rapidamente. Caso não haja empregos disponíveis para o trabalhador durante esta primeira etapa, o requerimento para que o mesmo possa receber os seus direitos são enviados normalmente.

O valor do beneficio varia pode variar de acordo com o que está registrado na Carteira de Trabalho. Outra previsão da nova lei do Seguro-Desemprego, é que caso o trabalhador seja encaminhado a um novo emprego e ele não se apresente por três vezes consecutivas, o beneficio também será suspenso e cancelado.

A aplicação dessa nova lei tem como intuito, além de levar novas e rápidas oportunidades aos trabalhadores desempregados, a tentar inibir a ação de pessoas de má fé, que ao saberem do benefício que tem direito, deixam de procurar emprego enquanto podem receber dinheiro do estado sem ter que trabalhar.

Quando o trabalhador pode recusar as vagas de emprego?

O trabalhador pode recusar a(s) vaga(s) de emprego(s), somente se ela(s) não se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Não é compatível com o perfil do trabalhador.
  • Não tem a mesma remuneração do emprego anterior.
  • A vaga de emprego ser em outra cidade.
  • Caso esteja realizando algum curso profissionalizante.
  • Por motivos de saúde comprovados através de laudo médico.

Estados que a nova lei do Seguro-Desemprego está em vigor

Já está funcionando em todos os estados do Brasil como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Tocantis, Piauí, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, Acre, Rondônia, Alagoas e Distrito Federal.

Trabalhador responsável não fica sem emprego

Vale lembrar que esta já é uma lei antiga, desde 1990 que ela existe, mas que somente agora está sendo atualmente aplicada com mais rigor. Aos trabalhadores responsáveis, que visam encontrar um novo emprego rapidamente e não ficar dependendo do Seguro-Desemprego, essa lei pode vir a beneficiar muito, visto que as propostas de emprego buscarão o trabalhador e não somente o contrário. Mas para aqueles que se acomodam com o Seguro e tendem a não buscar novas oportunidades, essa nova lei pode ser realmente uma pedra no sapato.

Empregos

Unicamp abre processo seletivo público; Confira

Publicado

em

Por

unicamp

A Universidade Estatual de Campinas – Unicamp abre inscrições para processo Seletivos Públicos Temporários para as seguintes funções:

  • Médico Anestesiologista (CAISM)
  • Enfermeiro (HC)
  • Técnico em Enfermagem (HC)

As inscrições estarão abertas dos dias 13 a 17 de dezembro de 2021.

Todas as informações, condições de participação e procedimentos para inscrição podem ser consultados nos editais disponíveis no Portal DGRH (menu Concursos – Processos Seletivos Públicos Temporários – Inscrições abertas / em andamento).

Para saber mais:

Continue Lendo

Empregos

15 vaga de emprego para Vendedor de Loja Shopping Flamboyant – Goiânia

Publicado

em

emprego

A Fastshop procura por talentos que queiram fazer parte de um grande time, com cultura muito forte, pessoas inovadoras e  dispostas a aprender e crescer junto com a empresa.

Que goste de tecnologias

Antenadas nas tendências e novidades tecnológicas lançadas no mercado.

Identificação no seguimento de eletro/eletrônicos.

Que preze pelo atendimento e satisfação do cliente. 

Principais atividades: 

• Vendas de produtos, serviços e soluções para o cliente;

• Atendimento conforme padrão da empresa; 

• Negociação de produtos, em conformidade com regras;

• Acompanhar pós-vendas, garantindo a satisfação do cliente.

Requisitos: 

. Ensino Médio completo

. Experiência com vendas, será um diferencial.

. Conhecimentos básicos de informática

. Boa fluência  verbal

. Noções de tecnologia e sistemas 

Para concorrer aos empregos é necessário fazer um cadastro no site VAGAS, clique aqui

Continue Lendo

Empregos

Nova fábrica da Bem Brasil Alimentos abrirá 300 vagas

Publicado

em

Além das contratações, a empresa investe no desenvolvimento dos atuais colaboradores para assumirem novos desafios.

A política de valorizar a “prata da casa” já nasceu com a Bem Brasil Alimentos. Neste ano, quando a empresa completa 15 anos e se prepara para abrir sua terceira unidade produtiva, no município de Perdizes, no Triângulo Mineiro, não seria diferente. Com as obras entrando em sua fase final, a companhia iniciou as contratações, que seguem a linha Employee Value Proposition (EVP) – ou proposta de valor ao empregado, em tradução literal. Ao todo, são 300 empregos diretos na nova fábrica, entre áreas técnicas, de gestão e operacionais.

Simplificadamente, a estratégia de EVP significa oferecer oportunidades de desenvolvimento aos funcionários atuais, por meio de melhoria da experiência no ambiente de trabalho, promoções e investimentos em treinamentos e capacitações. Para aqueles que estão chegando, é traçada uma jornada na companhia, para que se sintam acolhidos, preparados para as funções e, ao mesmo tempo, engajados com a cultura e possam desenvolver o sentido de pertencimento ao time.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Bem Brasil, Franciele Reis, cerca de 76% das oportunidades para a nova linha foram fechadas com pessoal interno. “É um índice muito relevante e, para nós, importante, pois o colaborador consegue vislumbrar um crescimento dentro da empresa e possibilidades reais na sua carreira”, pontua.

Assim, a companhia seguirá uma dinâmica de treinamentos e programas de desenvolvimento das pessoas para atuarem na fábrica de Perdizes. “Serão mentorias técnicas e processos de coaching, para a formação de profissionais para os cargos de liderança. Nossa aposta é no On the Job Training, ou seja, oportunidades e capacitação dentro do local de trabalho, valorizando líderes que vão ocupar cargos de supervisor, assim como quem estava no operacional e vai para os cargos de liderança”, detalha.

Franciele acrescenta, no entanto, que haverá contratação externamente, tanto para novos postos de trabalho, quanto para ocupar as vagas daqueles que alcançaram uma promoção. “A Bem Brasil tem, no seu DNA, a diretriz de valorização do profissional e de oferta de oportunidades internamente. Mas também acredita na importância de buscar pessoas de fora para promover uma oxigenação e ampliar a inovação. As duas estratégias são complementares”, explica.


Nova planta
Hoje a Bem Brasil é líder em vendas de batata pré-frita congelada no país e conta com duas unidades, em Araxá (MG) e Perdizes. Após a inauguração da terceira planta, conseguirá ampliar a atual capacidade produtiva da empresa de 250 mil toneladas ao ano para mais de 500 mil. Na nova fábrica, além dos diversos formatos de batata – canoa, palito, bolinha, cortada etc. –, será processada uma linha de anéis de cebola pré-fritos congelados. A expectativa é de que a inauguração aconteça no início de 2022. O total de empregos diretos passará de, aproximadamente, 800 para 1.100.

O método de gestão via employer branding, adotado pela companhia, tem sido cada vez mais utilizado em todo o mundo, a fim de garantir a competitividade das marcas. O intuito é reter os talentos, reduzir a rotatividade e ainda atrair os melhores profissionais, justamente pela visibilidade dos pontos positivos de se trabalhar na empresa. Prova de que a receita funciona é que a Bem Brasil acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar”, definido por meio de avaliação conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), justamente com os próprios colaboradores.

Sobre a Bem Brasil
Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional.

Continue Lendo

Populares