Motivar os funcionários deve ser papel fundamental na rotina dos gestores e garante o sucesso de uma empresa.

Muito se fala em motivação dos colaboradores, pois, esse seria um recurso para manter as pessoas na empresa e aumentar a produtividade.

E esse realmente é um fato que pode ser constatado em muitas organizações que visam satisfazer certas necessidades do seu quadro de funcionários para que eles se mantenham motivados.

O gestor e líder tem um papel fundamental quando o assunto é motivação dos colaboradores porque ele deve ser capaz de perceber quando essa está baixa e criar mecanismos para que esse quadro se reverta.

Quando o líder não consegue cumprir esse papel é bastante possível que comecem a surgir problemas organizacionais.

Os principais problemas da falta de motivação na empresa

A falta de motivação dos colaboradores pode levar uma empresa à falência e, quando não, ocasionar vários problemas. Confira os principais:

Alto turnover

Se os colaboradores não estão motivados, nem com altos salários e benefícios eles encontrarão uma razão para continuar atuando na empresa.

A cultura de que não é mais preciso passar longos anos em uma única empresa e o quadro de funcionários cada vez mais enxuto agravam esse problema.

Sem motivação e melhores razzões que justifiquem a permanência na empresa, ocorre o turnover acima do previsto.

Menos integração nas equipes

É comum que haja terceirizações, uma rotatividade no quadro de funcionários e contratação temporária apenas para algum projeto. Isso tudo dificulta que se formem laços sociais com os pares de trabalho.

O gestor que consegue manter a motivação dos colaboradores ajuda a criar motivos para que se continuem os projetos e ajuda e evitar conflitos.

Falhas de comunicação

Com a baixa motivação, surgem reclamações e as chamadas conversas de bastidores. Isso resulta em informações distorcidas e, muitas vezes, danosas à organização como um todo.

Com os colaboradores motivados, eles não se deixarão abalar pelos rumores e sempre buscarão os gestores para obter os comunicados de forma segura e sem distorções.

Baixa produtividade

Sem falta de vontade de levantar de manhã para ir trabalhar e sem ver motivos para continuar a exercer a atividade a não ser pelo salário, o rendimento e produtividade dos funcionários começa a cair. Nesse momento o gestor deve intervir para identificar o que está acontecendo e reverter a situação.

Se isso não for feito, cada vez mais a produção cairá e ficará mais difícil reverter o quadro, uma vez que ele pode contaminar outras pessoas.

Como garantir a motivação dos colaboradores

A motivação dos colaboradores está diretamente relacionada à produtividade da empresa e aos números positivos que ela conquista. O gestor é um dos principais focos nesse tema, uma vez que ele pode motivar e ser motivado.

Existem diferentes maneiras de se conseguir animar os funcionários e fazer com que eles sintam parte da organização.

Uma delas é de trabalhar a cultura organizacional para que o colaborador seja valorizado, pois ele deve ter mais importância do que qualquer outro bem, afinal, sem pessoas não existe uma empresa. Uma ação conjunta de todos os níveis hierárquicos faz com que se crie esse conceito.

As recompensas ajudam na motivação dos colaboradores, pois eles percebem que o seu trabalho está sendo percebido e reconhecido. Nem sempre essa “premiação” precisa ser financeira. Elogios do gestor, muitas vezes, têm um maior valor motivacional.

As palestras motivacionais também ajudam a revitalizar os funcionários. Hoje existem palestrantes famosos e especializados no assunto que ajudam as pessoas a perceberem do que são capazes e a transformar a sua relação com o trabalho.

Em muitos casos, depois de participar desses eventos, os colaboradores voltam renovados, com muita motivação e vontade de fazer um bom trabalho. Porém, cabe ao gestor manter esses níveis altos com outras estratégias.

Os eventos em grupo também podem ser utilizados, pois permitem conhecer outras pessoas, saber o papel de cada um no trabalho e costumam ter um clima amistoso de diversão. Campeonatos, gincanas, campanhas e festas são excelentes para recuperar a motivação dos colaboradores.

O importante é lembrar que a equipe é o bem mais precioso e que todo gestor deve estar atento em motivar todos, uma vez que essa falta de motivação pode trazer sérios problemas para a organização.

Fontes: Ibccoaching, Fortestecnologia