A Receita Federal informou que a partir das 10h desta segunda-feira (24), os contribuintes poderão consultar o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, que também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
Tabela de conteúdos (Índice)
Valores e beneficiários contemplados:
O crédito bancário para 5.632.036 contribuintes está previsto para o dia 31 de julho, totalizando um valor de R$ 7,5 bilhões. Dessa quantia, R$ 5.585.384.236,58 são destinados aos contribuintes que possuem prioridade.
Grupos prioritários que receberão a restituição:
Os beneficiados prioritários incluem 16.536 contribuintes idosos com mais de 80 anos, 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.740 contribuintes com deficiência física ou mental ou que enfrentam moléstias graves e 30.700 cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, 3.879.049 contribuintes também receberão prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento da restituição via PIX.
Contribuintes não prioritários contemplados:
Além dos grupos prioritários, 1.600.964 contribuintes que entregaram a declaração até 23 de março deste ano também serão contemplados no terceiro lote.
Como consultar a restituição:
A consulta à restituição poderá ser realizada na página da Receita Federal na internet, onde o contribuinte deve acessar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Formas de pagamento:
O pagamento da restituição está programado para o dia 31 de julho e será realizado na conta bancária ou na chave PIX do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar se há alguma pendência. Caso exista, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Resgate em caso de conta desativada:
No caso de a restituição não ser depositada na conta informada na declaração – por exemplo, se a conta estiver desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Como solicitar o resgate após um ano:
Caso o cidadão não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, ele deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Para fazer isso, o contribuinte deve acessar a página, acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
